Por mais segurança, Vereadora Elsa Oliveira solicita permissão para que mulheres sejam acompanhadas em procedimentos que necessitem de sedação

 Por mais segurança, Vereadora Elsa Oliveira solicita permissão para que mulheres sejam acompanhadas em procedimentos que necessitem de sedação
Compartilhe essa matéria

 

 

A vereadora Elsa Oliveira (Podemos) encaminhou ao Poder Executivo indicação pedindo que a rede pública de saúde permita que mulheres que precisem de sedação para realizarem algum procedimento ou exame estejam acompanhadas. A medida, segunda ela, visa coibir os casos de abuso sexual que algumas mulheres vêm sofrendo por ocasião de estarem semi ou totalmente desacordadas por conta dos sedativos.

A solicitação foi feita por meio da Indicação 122, de janeiro de 2023. “O acompanhante vai proteger tanto o profissional quanto o paciente de possíveis desconfianças ou abusos. Além disso, assegura que haverá testemunhas caso haja abuso ou assédio, resguardando a vítima, no caso de quadro induzido de inconsciência”, explicou Elsa.

No Brasil, uma mulher é estuprada a cada sete minutos. Só em 2022, de acordo com o Fórum de Segurança Pública, foram 75 mil registros de crimes sexuais, o que representa menos de 10% do total de vítimas já que a maior parte delas não denuncia ou não tem a cena registrada por câmeras ou testemunhada. “O estuprador não está só na rua, de madrugada, esperando alguma jovem ser “desovada” na calçada de presente pra ele. O estuprador está entre nós, no transporte coletivo, dentro das nossas casas, nos nossos ciclos sociais e nos hospitais, lugares onde deveríamos nos sentir totalmente seguras, mas não é o que tem acontecido. Não é de hoje que acompanhamos notícias sobre médicos abusadores, então precisamos de iniciativas que nos protejam porque gente covarde tem em todo lugar”, complementou a vereadora.

Além do documento que pede acompanhante para mulheres sedadas em procedimentos de saúde, Elsa Oliveira também encaminhou ao Executivo a Indicação 2145/2023 que trata da Implantação do Abrigo Amigo em pontos de ônibus da cidade de Osasco, uma solução que transforma painéis digitais em mídia inteligente que acompanha a passageira, de forma remota, enquanto ela espera o coletivo. O dispositivo é conectado à internet e prevê microfone, sensor de presença, câmera de monitoramento e botão virtual de pânico, que podem ser acionados, como forma de pedido de ajuda, recebido por uma central preparada para agir em casos de ameaça à segurança dessas mulheres.

“Estamos constantemente pesando em formas de promover a mulher, e isso passa pela sua proteção, por isso apresentamos essas indicações que esperamos serem atendidas. Já conversei com o prefeito Rogério Lins a respeito e ele recebeu as ideias com muito entusiasmo, sinalizando que vai implantá-las o mais rápido possível. Meu mandato está à disposição da mulher osasquensepara que, juntas, possamos pensar em soluções ou em pelos menos estratégias de melhorarmos nossa vida, nossa independência e nossa segurança”, finalizou Elsa.

0 Reviews

Relacionados