Pela 2ª vez, Santana de Parnaíba é a melhor Gestão Pública do Brasil

 Pela 2ª vez, Santana de Parnaíba é a melhor Gestão Pública do Brasil
Compartilhe essa matéria

De acordo com os dados de 2021 do Ranking de Competitividade dos Municípios, a cidade aparece na primeira posição entre as cidades com até 150 mil habitantes

Pelo segundo ano consecutivo, o levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública – CLP com o Ranking de Competitividade dos Municípios aponta Santana de Parnaíba não apenas como a melhor colocada entre as cidades de 150 mil habitantes, mas também mostra a evolução da cidade em áreas como saúde, educação e saneamento.

Na segunda edição do ranking, que levou em conta dados de 441 municípios com base em 65 indicadores, nos pilares “Sustentabilidade Fiscal”, “Funcionamento da Máquina Pública”, “Meio Ambiente”, “Acesso à Saúde”, “Qualidade da Saúde”, “Acesso à Educação”, “Qualidade da Educação”, “Segurança”, “Saneamento”, “Inserção Econômica”, “Inovação e Dinamismo Econômico”, “Capital Humano e Telecomunicações”, Santana de Parnaíba ainda subiu sete posições no âmbito geral, saindo da 14ª para a 7ª colocação no Brasil e ficando a frente de 23 das 26 capitais do país e do Distrito Federal.

Destaque para o pilar de “Sustentabilidade Fiscal”, onde também pela segunda vez o município ficou na primeira colocação nacional, com uma pontuação de 72,49, que somado ao pilar de Funcionamento da Máquina Pública, em que o município subiu 277 posições, com uma nota de 67,76, fez com que Santana de Parnaíba também alcançasse a primeira colocação nacional na dimensão “Instituições”.

Além disso, o município apresentou melhorias em outros pilares analisados. Em “Acesso à Saúde”, a cidade avançou 72 colocações, com destaque para os indicadores de cobertura vacinal com percentual de 79,22% e atendimento pré-natal, 85,34%.

 

 

Também nota-se evolução no pilar “Acesso à Educação” onde o município ganhou 7 colocações e ocupa a 11ª posição nacional no quesito. Destacam-se os indicadores percentuais da “Taxa de Atendimento – Educação Infantil, “Taxa de Matrícula – Ensino Fundamental”, “Taxa de Matrícula – Ensino Médio”. Já no pilar “Qualidade da Educação”, a evolução foi de 11 posições no ranking.

 

 

No pilar “Saneamento” a evolução foi de 10 posições e a somatória dos indicadores totalizou uma pontuação de 73,38. A cidade ainda evoluiu 14 posições na dimensão “Sociedade”, que engloba os pilares “Acesso à Saúde”, “Qualidade de Saúde”, “Acesso à Educação”, “Qualidade da Educação”, “Segurança”, “Saneamento” e “Meio Ambiente”.

Para se chegar aos resultados foram levados em consideração os dados oficiais dos anos de 2018, 2019 e 2020 de diferentes fontes. O método utilizado para o ranqueamento foi o mínimo máximo, onde cada indicador foi classificado de 0 a 100 de acordo com as informações obtidas, sendo que quanto mais próximo de 100 a pontuação, melhor qualitativamente e quanto mais distante, pior.

Os resultados alcançados tabulados pela pesquisa evidenciam a eficiência do trabalho realizado pela administração municipal nos últimos 9 anos, com políticas públicas e investimentos como a contenção e eliminação de despesas, a construção de novas unidades de saúde e educação, a implantação de parques nas macrorregiões da cidade, entre outros, que têm promovido uma verdadeira transformação social na cidade.

SOBRE O RANKING DE COMPETITIVIDADE

Na sua segunda edição, o Ranking de Competitividade dos Municípios tem como propósito alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos maiores municípios do país, trazendo ao público ferramentas simples e objetivas que pautam a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria das gestões municipais, além de ser uma ferramenta útil para balizar ações do setor privado.

 

 

 

0 Reviews

Relacionados