Osasco recebe palestras sobre história, cultura e diretos indígenas

 Osasco recebe palestras sobre história, cultura e diretos indígenas
Compartilhe essa matéria

No próximo dia 06 de outubro, a cidade de Osasco receberá a ilustre presença do indigenista, Professor Benedito Prezia e de lideranças indígenas em palestra para os Profissionais da Educação e convidados.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Com o tema “BI-CENTENÁRIO: INDEPENDÊNCIA PARA QUEM? LUTA E RESISTÊNCIA DOS POVOS INDÍGENAS – Lei 11.645/2008” o evento é resultado das articulações da Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do pedido do Fórum Indígena de Osasco para estreitar relações e sensibilizar os profissionais da Educação sobre a importância do estudo da história e cultura indígena no Ensino Fundamental e Médio como determina a lei 11.645/2008.

Autor do livro “Terras Indígenas: terra, culturas e lutas” Benedito Prezia também é um dos responsáveis pela criação do curso Pindorama da PUC para indígenas em contexto urbano. Autor de vários livros dentro da temática indígena, Professor Benedito Prezia trás a fala acadêmica da importância de se ensinar as crianças e os jovens da real história e cultura indígena na sua riqueza de detalhes e de valorização como povos originários, guardiões da terra.

A atividade contará com a presença de indígenas das etnias: Pankararé, Wassu Cocal, Atikum, Kiriri, Xucuru-Kariri entre outros.
Os indígenas residem em vários bairros de Osasco, da Zona Norte à Zona Sul. Na região do Jardim Aliança, se encontra o grupo étnico mais antigo identificado: os Pankararé, que estão em Osasco há 40 anos e se organizam através de sua Associação.

Os indígenas terão fala sobre a vivência em contexto urbano, a relação dos seus filhos e netos com a educação escolar, o desafio da autodeclaração e o combate ao racismo estrutural.

A Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial tem por atribuição desenvolver políticas de fortalecimento dos Povos Indígenas e atendimento na garantia e em casos de violação de Direitos através do CRDH – Centro de Referência de Direitos Humanos, equipamento da SEPPIR.

O evento será realizado em 2 períodos de forma a contemplar os servidores da Educação, das 08 horas às 12 horas e das 13h30 às 17 horas na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva – Avenida Lázaro de Mello Brandão nº300 – Vila Campesina.
Quem tiver interesse em participar, as inscrições estão abertas até dia 04 de outubro e as vagas são limitadas. Mais informações e inscrições pelo telefone 11-3682-6670 ou seppir@osasco.sp.gov.br

0 Reviews

Relacionados