Lula e trump podem se encontrar em breve para discutir tarifas

 Lula e trump podem se encontrar em breve para discutir tarifas

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Compatilhe essa matéria

Brasil e Estados Unidos preparam-se para uma nova fase de diálogo, com uma reunião bilateral agendada para novembro. A iniciativa marca uma tentativa de distensionar as relações diplomáticas, que se deterioraram nos últimos meses. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, após um encontro com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, na Casa Branca, em Washington.

A reunião, que durou cerca de uma hora, transcorreu em um ambiente considerado “excelente” e marcado por uma troca de ideias focada nas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Vieira descreveu o encontro como produtivo, ressaltando a disposição mútua para colaborar e construir uma agenda bilateral de comércio.

O encontro foi estruturado em duas etapas: uma conversa privada entre os ministros, seguida por uma sessão com diplomatas e representantes comerciais de ambos os governos. Está previsto que equipes técnicas iniciem negociações em breve para buscar a reversão das tarifas de 50% aplicadas por Washington desde agosto.

Além das questões comerciais, Vieira indicou que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump planejam se encontrar nos próximos meses, embora a data e o local ainda não tenham sido definidos. Segundo o ministro, existe um interesse mútuo em realizar este encontro o mais breve possível.

As relações bilaterais enfrentaram um período de turbulência desde a imposição das tarifas americanas sobre produtos brasileiros. A medida foi justificada pelo governo dos EUA como uma resposta à percepção de “politização” do sistema judiciário brasileiro e à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Washington também aplicou sanções financeiras e consulares a figuras do governo brasileiro, incluindo um ministro do Supremo Tribunal Federal, gerando críticas em Brasília.

O encontro entre Vieira e Rubio é o primeiro de alto nível desde que Trump reassumiu a Presidência dos Estados Unidos. A reunião representa um esforço de reaproximação, que ganhou impulso após um breve diálogo entre Lula e Trump durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em setembro.

O Itamaraty informou que Vieira e Rubio manterão contato direto nas próximas semanas para estabelecer a agenda de reuniões técnicas. A expectativa é que, até novembro, sejam estabelecidas as bases para uma negociação abrangente sobre tarifas e cooperação comercial. Vieira enfatizou a importância da atitude construtiva e dos aspectos práticos para a retomada das negociações bilaterais, destacando uma “boa química” entre os governos e um diálogo aberto.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

0 Reviews

Write a Review

Relacionados