Fatec de Santana de Parnaíba completa nove anos de implantação e já formou mais de 6 mil profissionais

 Fatec de Santana de Parnaíba completa nove anos de implantação e já formou mais de 6 mil profissionais
Compartilhe essa matéria

Além da faculdade inaugurada em setembro de 2014, nos últimos 10 anos o município ampliou o número de instituições de ensino superior, saltando de um para 12 

A Faculdade de Tecnologia de Santana de Parnaíba (Fatec), completou nove anos de história e é considerada uma grande conquista para a cidade, já que contemplou mais de 6 mil alunos na conquista do tão sonhado diploma. A instituição iniciou as suas atividades compartilhando espaço com a Etec Bartolomeu Bueno da Silva, Anhanguera, localizada na região da Fazendinha.

 Já no ano de 2019, a Prefeitura entregou o prédio próprio da Fatec, contendo toda uma infraestrutura mais ampla e moderna. O equipamento público agora está instalado em um prédio com 3 andares, 12 salas de aula, 10 laboratórios de informática, auditório, biblioteca, salas de aula Maker, de projetos e de metodologia ativas.

 Inicialmente, a Fatec oferecia somente o curso de Tecnologia em Gestão Comercial, devido a limitação do espaço. Mas, com a conquista do prédio próprio conseguiu implementar mais três cursos, sendo eles: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Segurança da Informação e Tecnologia em Ciência de Dados.

Com o aumento na oferta dos cursos, o número de alunos aumentou significativamente, de 110 para a expressiva marca de 1.400, consolidando o sucesso do investimento público no ensino superior, resultando na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho.

PROGRAMAS DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO

Nos últimos 10 anos, a prefeitura tem investido em várias iniciativas para incentivar e promover o acesso dos jovens às universidades. Em destaque estão o cursinho preparatório para o Enem, as aulas reforçadas com professores da rede e de ensino Sefe Opet, palestras voltadas à entrada no ensino superior, feiras de profissões, tudo isso como ferramentas do programa “Nossos Filhos Vão Para a Faculdade”.

Além de incentivar a entrada dos alunos no ensino superior, a administração municipal oferece também cursinho preparatório para a Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

AMPLIAÇÃO DE FACULDADES E UNIVERSIDADES

A partir de 2013, a cidade ampliou o número de polos universitários. Antes disso, só existia a Universidade Paulista (UNIP), e atualmente são mais 12 instituições de ensino superior. Na lista figuram a Faculdade de Santana de Parnaíba (FASP), Faculdade de Tecnologia (FATEC), os polos EAD da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Cruzeiro do Sul Virtual, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdade das Américas(FAM), a Univesp, entre outros.

O município, que nos últimos 10 anos realizou fortes investimentos no setor educacional, foi considerado pelo Prêmio Band Cidades Excelentes, como a melhor educação de todo o Estado de São Paulo, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Além de toda estrutura disponível nos colégios municipais, a administração municipal busca preparar e incentivar os alunos a ingressarem no ensino superior e na inserção dos jovens no mercado de trabalho.

0 Reviews

Relacionados