É Índio ou Indígena?

 É Índio ou Indígena?

Créditos: Canva

Compartilhe essa matéria

Todos os anos quando chega o mês de abril, minha memória traz lembranças de uma época muito tranquila de minha vida, com 8 aninhos, em que minha única preocupação era ir à escola. Além disso, este mês me faz lembrar de um conteúdo aprendido em nossas aulas sobre os “índios”, um povo que existia e existe no Brasil, com cultura e costumes bem peculiares, com seus rostos pintados, sua nudez e indumentárias especificas e uma crença em deuses (com s), contraponto a religião monoteísta dos colonizadores.  

O que não me contaram, foi como uma população inteira foi violentada, suas terras dominadas, sua cultura aniquilada por colonizadores portugueses e europeus que estavam marcandoprofundamente a história de milhares de gerações que permaneceram sob um domínio da escravidão.

E mesmo com o cenário gravíssimo acima apresentado, o que percebo em muitas conversas no dia a dia, é que o foco sobre a pauta indígena produzido por um determinado grupo de pessoas que não buscam leituras aprofundadas sobre  o tema, é sobre o questionamento acerca da palavra correta para se referir aos povos originários: É “Índio” ou “Indígena”. Então vamos lá.

Em uma leitura rápida e resumida, é preciso colocar em pauta que a luta por garantia de direitos dos povos Indígenas vem acontecendo desde a invasão das terras brasileiras, até os dias atuais e nesta amplitude de direitos devemos considerar que compreender as especificidades que existem entre os povos indígenas a partir da cultura, a linguística, a vivência de cada etnia em sua história é trazer identidade, pertencimento.

Palavra “índio” é um termo utilizado por colonizadores portugueses e europeus que violentaram a população indígena, e remete a tudo que é atrasado, invisibilizando eretirando a riqueza de cultura, tradições, características dos povos originários.

Quando compreendemos a importância de referenciar os povos indígenas corretamente, a mudança na narrativa traz em si respeito e reconhecimento da existência ancestral que temos em nosso DNA. Importante destacar que a presença de grupos indígenas é latente em nosso dia a dia, pois em território brasileiro existem inúmeras etnias que ‘sobrevivem’ em aldeias, bem como, indígenas que estão em contexto urbano, como as etnias Pankararé, Atikum, Pataxó, entre outras, identificadas na cidade de Osasco.

Mas, além de saber qual a palavra correta para se referir aqueles que povoaram primeiro as terras brasileiras, meu convite é para que possamos aprofundar e renovar o conhecimento. E para começar os livros do Professor Benedito Prazia são referencia em conteúdo. Vamos ler! 

0 Reviews

Relacionados