Dia D de combate à dengue é neste sábado, 23, no Parque dos Camargos e no Vale do Sol 

 Dia D de combate à dengue é neste sábado, 23, no Parque dos Camargos e no Vale do Sol 

Crédito da foto: Lourivaldo Fio/Secom

Compartilhe essa matéria

Dando continuidade às ações de intensificação contra o mosquito da dengue, a Prefeitura de Barueri realiza no próximo sábado, dia 23, o “Dia D” de Combate à Dengue, que será centralizada no Parque dos Camargos e no Vale do Sol a partir das 8h. Além da ação, haverá também uma caminhada, à qual a Prefeitura convida a população para participar, com saída a partir das 8h em frente ao Ginásio Esportivo Parque dos Camargos (Alameda Antuérpia, 119).

 

Os agentes de saúde do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), da Secretaria de Saúde, e as equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) trabalharão em conjunto para orientar os munícipes e identificar e destruir possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também da Zika, Chikungunya e da febre amarela. 

 

Porque além da visita dos agentes de saúde, devidamente identificados com camiseta de combate à dengue e crachá, o mutirão consiste também na retirada de entulhos e cacarecos que estiverem empilhados em frente às residências. Então, a Prefeitura recomenda aos moradores fazerem esse manejo um dia antes da ação, porque a equipe da SSM fará o recolhimento dos inservíveis logo cedo no sábado para proceder com o descarte adequado e seguro.

 

Portanto, as ações ocorrem de acordo com o número de casos positivos da doença que são notificados. A Secretaria de Saúde traça um raio de 200 metros para realizar o trabalho de orientação e a eliminação de criadouros do mosquito.

 

Faça a sua parte

Embora é fundamental a participação da população para a eliminação dos focos do mosquito da dengue. Mas já se sabe que a sua proliferação acontece em lugares como pneus velhos, pratinhos de plantas, tampas de lixo, caixas d’água, dentre outros objetos que acumulam água. Porque a participação de todos é fundamental, já que 80% dos focos de dengue surgem dentro das residências. A seguir dicas para eliminar os criadores e prevenir a doença.

 

  • Cobrir, furar, tampar e emborcar ou guardar em local protegido da chuva os recipientes que possam acumular água; 
  • Guardar garrafas, pneus e outros objetos em locais cobertos ou descartar de forma correta; 
  • Eliminar ou furar os pratinhos de vasos de plantas; 
  • Lavar os comedouros e bebedouros de água dos animais com esponja e sabão para retirar os ovos presos nas laterais duas vezes por semana; 
  • Respeitar o dia e hora de coleta do lixo. Deixe latinhas, potinhos e outros recipientes recicláveis em local coberto; 

 

  • Tapar ou telar adequadamente caixas d’água, barris, tambores, tanques; 
  • Limpar as calhas e lajes, fazer reparos ou manter as saídas de água desobstruídas sem folhagens e sujeiras; 
  • Tampar os ralos, vasos sanitários e caixas de descarga em desuso; 
  • Utilizar repelentes e colocar telas em janelas.

 

Se você encontrar focos do mosquito da dengue, elimine-o imediatamente, e caso não seja possível, ligue para (11) 4198-5679 ou 4198-0424 de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Caso apareça sintomas como febre alta, machas vermelhas, dor nas articulações, dor nos olhos e vômito, procure atendimento médico o mais rapidamente possível. 

0 Reviews

Relacionados