Dia D de combate à dengue é neste sábado, 23, no Parque dos Camargos e no Vale do Sol 

 Dia D de combate à dengue é neste sábado, 23, no Parque dos Camargos e no Vale do Sol 

Crédito da foto: Lourivaldo Fio/Secom

Compartilhe essa matéria

Dando continuidade às ações de intensificação contra o mosquito da dengue, a Prefeitura de Barueri realiza no próximo sábado, dia 23, o “Dia D” de Combate à Dengue, que será centralizada no Parque dos Camargos e no Vale do Sol a partir das 8h. Além da ação, haverá também uma caminhada, à qual a Prefeitura convida a população para participar, com saída a partir das 8h em frente ao Ginásio Esportivo Parque dos Camargos (Alameda Antuérpia, 119).

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

 

Os agentes de saúde do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), da Secretaria de Saúde, e as equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) trabalharão em conjunto para orientar os munícipes e identificar e destruir possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também da Zika, Chikungunya e da febre amarela. 

 

Porque além da visita dos agentes de saúde, devidamente identificados com camiseta de combate à dengue e crachá, o mutirão consiste também na retirada de entulhos e cacarecos que estiverem empilhados em frente às residências. Então, a Prefeitura recomenda aos moradores fazerem esse manejo um dia antes da ação, porque a equipe da SSM fará o recolhimento dos inservíveis logo cedo no sábado para proceder com o descarte adequado e seguro.

 

Portanto, as ações ocorrem de acordo com o número de casos positivos da doença que são notificados. A Secretaria de Saúde traça um raio de 200 metros para realizar o trabalho de orientação e a eliminação de criadouros do mosquito.

 

Faça a sua parte

Embora é fundamental a participação da população para a eliminação dos focos do mosquito da dengue. Mas já se sabe que a sua proliferação acontece em lugares como pneus velhos, pratinhos de plantas, tampas de lixo, caixas d’água, dentre outros objetos que acumulam água. Porque a participação de todos é fundamental, já que 80% dos focos de dengue surgem dentro das residências. A seguir dicas para eliminar os criadores e prevenir a doença.

 

  • Cobrir, furar, tampar e emborcar ou guardar em local protegido da chuva os recipientes que possam acumular água; 
  • Guardar garrafas, pneus e outros objetos em locais cobertos ou descartar de forma correta; 
  • Eliminar ou furar os pratinhos de vasos de plantas; 
  • Lavar os comedouros e bebedouros de água dos animais com esponja e sabão para retirar os ovos presos nas laterais duas vezes por semana; 
  • Respeitar o dia e hora de coleta do lixo. Deixe latinhas, potinhos e outros recipientes recicláveis em local coberto; 

 

  • Tapar ou telar adequadamente caixas d’água, barris, tambores, tanques; 
  • Limpar as calhas e lajes, fazer reparos ou manter as saídas de água desobstruídas sem folhagens e sujeiras; 
  • Tampar os ralos, vasos sanitários e caixas de descarga em desuso; 
  • Utilizar repelentes e colocar telas em janelas.

 

Se você encontrar focos do mosquito da dengue, elimine-o imediatamente, e caso não seja possível, ligue para (11) 4198-5679 ou 4198-0424 de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Caso apareça sintomas como febre alta, machas vermelhas, dor nas articulações, dor nos olhos e vômito, procure atendimento médico o mais rapidamente possível. 

0 Reviews

Relacionados