Desenvolvimento Pessoal e Liderança: Inteligência Emocional no Empreendedorismo

 Desenvolvimento Pessoal e Liderança: Inteligência Emocional no Empreendedorismo
Compatilhe essa matéria

Por Selma Cézar
Primeira-dama e Secretária da Mulher e da Família em Santana de Parnaíba

 

Empreender é uma jornada desafiadora e, muitas vezes, solitária. Muitos começam com entusiasmo, mas acabam desistindo por falta de conhecimento e preparo emocional. Por outro lado, aqueles que têm um forte desejo de vencer assumem a responsabilidade pelo crescimento do negócio, aproveitam oportunidades de aprendizado e colocam em prática o que aprendem — esses são os que geralmente alcançam o sucesso.

A inteligência emocional, adquirida por meio do autoconhecimento, ajuda o empreendedor a tomar decisões de forma consciente, evitando ações impulsivas e ensinando-o a lidar com os desafios. Afinal, até mesmo o fracasso traz experiências, pois o empreendedor aprende com os erros e consegue seguir em frente com resiliência. Outro benefício da inteligência emocional é a capacidade de criar uma rotina funcional.

Sabemos que a inovação e a agilidade são essenciais para o sucesso nos negócios, mas a inteligência emocional se destaca como uma das competências mais valiosas para os empreendedores. Mais do que dominar técnicas de gestão ou estratégias de mercado, liderar com inteligência emocional é o que diferencia os bons líderes dos líderes transformadores. Muitos são os casos de profissionais contratados por seus excelentes currículos e demitidos por falta de gestão emocional.

Embora seja um tema bastante comum, nunca é demais reforçar: inteligência emocional é a habilidade de reconhecer, compreender e administrar as próprias emoções, além de saber lidar com as emoções alheias, influenciando positivamente.

Afinal, como posso liderar uma família, uma equipe ou uma empresa, se ainda não aprendi a liderar a mim mesma?

Um líder emocionalmente inteligente não gerencia apenas uma instituição, mas gerencia pessoas — ele tem uma comunicação assertiva, sabe gerir conflitos, criar uma cultura organizacional positiva e engajar a equipe. Ele inspira, conecta e transforma o ambiente.

Neste mês de setembro, inauguramos a Escola Pública de Empreendedorismo — uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Sebrae — voltada para capacitar e apoiar empreendedores da cidade. Com isso, iremos fortalecer os negócios locais. Os empreendedores receberão conhecimento prático em áreas como planejamento estratégico, marketing digital, finanças e inovação, saindo prontos para alavancar seus negócios.

“Empreender é, desafiar o impossível com a ousadia de quem não aceita viver nos bastidores de sua própria história.

Relacionados