Desenvolvimento econômico, social e cultural marcam os 441 anos de Santana de Parnaíba

 Desenvolvimento econômico, social e cultural marcam os 441 anos de Santana de Parnaíba
Compartilhe essa matéria

Preservando sua identidade, o município cresce a cada dia investindo em pilares como educação, segurança, saúde, qualidade de vida, e tem se firmado como referência em gestão pública

 

Santana de Parnaíba é considerada uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 14 de novembro de 1580 por Suzana Dias com seu filho André Fernandes, o município na próxima semana completará 441 anos. 

A 35km da capital paulista, em uma localização privilegiada, que facilitou as expedições pelo país na época dos bandeirantes e atualmente dá acesso às principais rodovias e estradas do estado, faz com que a cidade atraia diversos investidores gerando emprego e desenvolvimento.

O crescimento da cidade ficou ainda mais notável nos últimos 8 anos em que diversas marcas importantes foram alcançadas; na última semana, por exemplo, o Índice Firjan ratificou a cidade como a melhor Gestão Fiscal do país. A pesquisa analisou indicadores de liquidez, gastos com pessoal, autonomia e investimentos, além desse prêmio a cidade de Santana de Parnaíba também recebeu recentemente o primeiro lugar em Transparência pelo “Prêmio Band Cidades Excelentes”, entre os municípios acima de 100 mil habitantes.

Outros destaques da cidade são a infraestrutura para crescimento e a mobilidade urbana, onde quase 100% das ruas e avenidas já estão pavimentadas, e para desafogar o trânsito foram construídas rotatórias, vias, passarelas e a ponte que liga a região da Fazendinha a Alphaville, além do túnel no bairro.

Santana de Parnaíba também possui o título de 2.ª cidade mais segura do Brasil, entre 100 e 500 mil habitantes, graças aos investimentos realizados na Guarda Municipal, como compra de novas armas e treinamento para o efetivo, iluminação de LED em diversas ruas e avenidas da cidade entre ações de políticas públicas que trazem mais segurança para a população.

Recentemente na área da saúde a cidade foi eleita como conceito “A” em saúde e também conta com equipamentos públicos modernos para o atendimento à população com 29 novas unidades de saúde.

Para melhorar a qualidade de vida dos parnaibanos, a cidade possui seis parques já entregues, quatro em construção, além de complexos esportivos com piscinas aquecidas que atendem desde bebês até a terceira idade e ginásios espalhados pelo município.

A educação é um dos pilares de destaque, e o crescimento no IDEB em 2017 foi um grande marco e evidenciou o sucesso no trabalho que tem sido feito na pasta nos últimos anos, onde são entregues kits de material, apostilas, uniformes e merenda para os alunos e professores dos 72 colégios da rede municipal de ensino. Fora isso, os estudantes ainda contam com uma merenda completa com cardápio preparado por nutricionistas, aulas de robótica, inglês no ensino infantil, treinamentos voltados à inteligência emocional, centro de línguas e escolas com infraestrutura de primeiro mundo.

Outro ponto de destaque é o contexto cultural do município, já que além de todo o patrimônio preservado, com mais de 200 imóveis tombados e roteiros turísticos atrativos, anualmente são realizados eventos como o “Drama da Paixão”, o segundo maior espetáculo ao ar livre do Brasil, a confecção do tapete de serragem  no Corpus Christi pelas ruas do Centro, o “Natal de Luz”, entre outros.

Além disso, também está sendo construído o novo hospital, que conta com mais de 13 mil m². A nova unidade terá Pronto Socorro Adulto e Infantil, Maternidade, centro cirúrgico, aparelhos para a realização de raio x, ultrassonografia, tomografia, 200 leitos e UTIs.

Esses são alguns dos fatores que fizeram de Santana de Parnaíba uma cidade com políticas públicas de referência. E para comemorar os 441 anos do município, a Secretaria de Cultura e Turismo preparou uma programação especial. (‘vide’ tabela). Foto: Ilustrativa

0 Reviews

Relacionados