Coordenadora de Artes Visuais de Barueri é selecionada para o Salão de Arte Anual de Paraty 2026

 Coordenadora de Artes Visuais de Barueri é selecionada para o Salão de Arte Anual de Paraty 2026

Screenshot

Compatilhe essa matéria

A artista visual Paula Portella, coordenadora do Departamento de Artes Visuais da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, foi selecionada para participar do Salão de Arte Anual de Paraty 2026, evento realizado na Galeria Platô 18, a maior galeria de arte da histórica cidade fluminense.

A exposição, que acontece de 28 de março a 30 de abril, reúne cerca de 30 artistas brasileiros e se destaca como um dos principais marcos do calendário cultural de Paraty, Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

Com mais de 30 anos de atuação, Paula iniciou seus estudos em artes plásticas aos dez anos, na Academia Brasileira de Arte, e aprofundou sua formação na Faculdade Belas Artes, no Instituto Tomie Ohtake e na University of The Arts London. A artista já foi sócia proprietária da Galeria de Arte Figa, no Beco do Batman, em São Paulo e teve seu trabalho destacado em publicações literárias internacionais como The Art Book Brazil e Who’s Who Brazilian Artists, além de participar de exposições nos Estados Unidos, Áustria, Portugal, Inglaterra e África do Sul. Foi, ainda, convidada pela diretoria do Memorial da América Latina para expor em seu complexo cultural, reforçando seu reconhecimento no circuito artístico nacional.

Desde 2021 à frente do Departamento de Artes Visuais de Barueri, Paula coordena 18 cursos gratuitos ofertados na área, ministrados por excelentes professores, colaborando na democratização do acesso à formação artística e no fomento àprodução cultural local(https://portal.barueri.sp.gov.br/secretarias/secretaria-cultura-turismo/oficinas-culturais). Além disso atua em curadorias, premiações e cenografias da Secretaria. Sua participação no Salão de Paraty reforça o protagonismo do município de Barueri no cenário das artes visuais brasileiras.

Artista que transita entre o figurativo e o abstrato, Paula apresenta em Paraty a obra “Livre Arbítrio”, uma releitura do mito de Eva, em que o gesto de provar o fruto simboliza a passagem da inocência à consciência. A pintura dialoga com o público pela força do conceito, das cores, da gestualidade e da liberdade criativa que marcam sua trajetória.

A abertura oficial do Salão de Arte Anual de Paraty 2026 será no dia 28 de março, às 19h, na Galeria Platô 18, no Centro Histórico de Paraty – RJ. O evento é aberto ao público e promete ser um dos destaques do calendário cultural da região 

 


Relacionados