Conquistas das Guardas são assuntos na reunião de GT do Cioeste

 Conquistas das Guardas são assuntos na reunião de GT do Cioeste

Créditos: Cioeste

Compartilhe essa matéria

Nesta terça-feira, 5 de março, o Grupo de Trabalho da GCM das cidades que integram o Cioeste realizou sua reunião mensal, a primeira sob os cuidados dos comandantes Cássio Gonçalves (Cajamar), coordenador, e Flávio Fragoso (Carapicuíba), vice.

Além de gestores e agentes da Segurança Pública das cidades, participaram também Diego Garcia Ramos, assessor do deputado Paulo Bilinski, e Reinaldo Monteiro, presidente do Instituto AGM Brasil. O grupo discutiu projetos conjuntos em andamento no bloco de cidades, suas parcerias e ações conveniadas.

Monteiro informou sobre um projeto de lei que tramita para votação na Assembleia Legislativa, que visa definir repasse do Estado aos municípios com Guarda Civil Municipal estabelecida, para o fortalecimento da atuação destas instituições. O PL prevê, ainda, o fomento à criação de Guardas em cidades onde estas não foram instituídas.

Outro informe foi sobre a tramitação de PL que objetiva o reconhecimento das Guardas Municipais do estado de São Paulo como órgãos policiais.

Quanto ao âmbito nacional, Monteiro falou que a AGM Brasil, instituição parceira de iniciativas do GT da Guarda, é uma das instituições que estão na luta por uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que pleiteia repasses mínimos para a Segurança Pública de Base. Monteiro comentou uma conquista importante para a categoria, a assinatura do presidente Lula no decreto que integra as Guardas ao Sistema Brasileiro de Inteligência, da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), um marco no combate ao crime organizado. O Cioeste buscará ser uma das primeiras regiões integradas a este sistema, qua proporciona, entre outras ganhos, treinamento do efetivo pelo setor de inteligência da Abin.

 

0 Reviews

Relacionados