Carnaval sem assédio!

 Carnaval sem assédio!

Créditos: Carnaval sem assedio / Amanda França

Compartilhe essa matéria

Por Amanda França

Um segundo se passou, e de repente você percebeu que sofreu assédio. Mas é difícil de acreditar, nossas emoções tentam contradizer o que aconteceu sem ter coragem para denunciar.

A maioria das mulheres já sofreu algum tipo de assédio, seja ele moral, sexual, e a violência contra a mulher é um tema que deve ser debatido diariamente em todos os espaços em que as relações sociais se configuram. Falar sobre este tema permite criar uma rede de acolhimento e proteção capaz de reprimir, combater e punir verdadeiramente aqueles que a cometem.

É importante destacar que no Carnaval brasileiro os casos de violência sexual contra as mulheres costumam aumentar cerca de 20% (MDH, 2019). E as situações se apresentam de diversas formas e podem ser exemplificadas por meio de relatos de mulheres que são forçadas a beijar, ou que seus corpos são invadidos por meio de toques sem consentimento. A violência também se configura quando a mulher é chamada por nomes que a depreciam e que mostram a ultrassexualidade intuída aos corpos de mulheres negras (RIBEIRO, 2018), que são fonte de exposição midiática e lucratividade de mercado.

Diante deste cenário, diversas instituições vêm reforçando a Campanha “Não É Não” cujo objetivo é apresentar a rede de apoio para denúncias em caso de violência contra mulher, e principalmente, fortalecer uma rede de proteção em que as mulheres possam perceber quando sofreram um assédio e buscar auxilio para denúncia.
Violência contra a mulher é crime, denuncie: DISQUE 180.

Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência- CRMVV

Endereço: R. Dimitri Sensaud de Lavoud, 234 – Vila Campesina, Osasco – SP, 06023-030
Telefone: (11) 3681-3014, (11) 3685 3263, (11) 9 9978 1907.

0 Reviews

Relacionados