Câmara Municipal promove palestra de valorização à vida no Setembro Amarelo

 Câmara Municipal promove palestra de valorização à vida no Setembro Amarelo
Compartilhe essa matéria

No mês que conscientiza e alerta para a prevenção do suicídio, a Câmara Municipal de Osasco promove, nesta sexta-feira, a palestra : “Vamos falar sobre saúde mental”, às 14h, no Plenário, conduzida pela psicóloga e pedagoga Silvia Rezende e pela coordenadora de atenção integral Rosana Terrabuio.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Fruto de uma conversa de Rosana com a vereadora Elsa Oliveira, a iniciativa pretende chamar a atenção à temática de forma a alertar os participantes e a população em geral sobre os cuidados com o bem estar emocional. E foi prontamente recebida e acolhida pelo presidente em exercício na Câmara, Josias da Juco.

Com vagas limitadas aos assentos no plenário, a palestra será transmitida pela TV Câmara, possibilitando a participação remota e ainda assistir após o encerramento.

“Se sentimos que há algo errado com nosso corpo, logo vamos ao médico. Por que negligenciamos nossa saúde mental? Porque escondemos os problemas emocionais embaixo do tapete? Ainda mais com tudo o que está acontecendo no mundo desde o ano passado, é fundamental falarmos sobre saúde mental, sobre nossas emoções e sentimentos, sobre como lidamos e elaboramos tudo isso. Ter a Dra. Silvia e a Rosana aqui na Câmara é um alento e um alerta para todos”, comentou a vereadora Elsa.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo.. O dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

​No Brasil, todos os anos, são registrados mais de 13 mil suicídios. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

 

 

0 Reviews

Relacionados