Calendário eleitoral e as mudanças no cronograma

Compartilhe essa matéria

Diante desta pandemia de COVID 19, as eleições municipais de 2020 tiveram os seus cronogramas alterados em 1º de julho, além das datas do primeiro e do segundo turno, outros eventos foram postergados até a data de posse em 2021. 

A mudança se tornou realidade após votação de uma Emenda Constitucional (EC 107/20) que altera as datas de eleição para novembro. A data da posse dos eleitos não foi alterada: 1º de janeiro de 2021.  Entre eles, estão o período de convenções partidárias e definições de coligações; registro de candidaturas; elaboração do plano de mídia; início da propaganda eleitoral; além de primeiro e segundo turno.

 

A agenda eleitoral deste ano tem novas datas estabelecidas, onde a partir de:

De 31 de agosto a 16 de setembro serão realizadas as convenções partidárias e definição de coligações e a escolha dos candidatos; nestes períodos surgem as novidades partidárias, sujeitas a indicações em muitos municípios de nomes novos, o que dentre algumas pesquisas é a vontade do eleitorado. Com isso a escolha de partido deve ter base no cociente e na quantidade de cadeiras, uma vez que não é mais permitido a coligação partidária.

 Até o dia 26 de setembro será a data limite para o Registro das Candidaturas e a partir desta data convocação da Justiça Eleitoral para que partidos e emissoras de rádio e TV a elaborarem plano de mídia e início da propaganda eleitoral, também na internet;

Até 27 de outubro os partidos, coligações e candidatos devem divulgar relatório sobre transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), recursos em dinheiro, estimáveis em dinheiro recebidos e gastos realizados. O primeiro turno da eleição ficou marcado para 15 de novembro e o segundo turno está previsto para dia 29 de novembro;

A data final para apresentação das contas de campanha de candidatos e partidos políticos, relativamente a primeiro e segundo turno das eleições ficam agendadas para de 15 de dezembro, sendo a diplomação dos candidatos eleitos em 18 de dezembro, no aguardo da posse formal dos eleitos em 1° de janeiro de 2021.

Será dada a largada para a nova corrida eleitoral!

 

Cristiane Marcantonio

Fonte: TSE SP

 

Cristiane Marcantonio Ferraro
Jornalista do caderno de Fatos & Cotidiano.
Publicitária com ênfase em marketing e relações públicas.

0 Reviews

Relacionados