Agenda cultural:Museu do Ipiranga reabre no dia 7 de Setembro

 Agenda cultural:Museu do Ipiranga reabre no dia 7 de Setembro
Compartilhe essa matéria

Com a reforma, o espaço praticamente dobrou de tamanho e conta com áreas de lazer como cafeteria, lojinha, mirante e muito mais.

Fundado em 7 de setembro de 1895 o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, também conhecido como Museu do Ipiranga ou Museu Paulista, é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo, cuja sede é um monumento-edifício que faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência.

Após passar nove anos fechado, o novo Museu do Ipiranga volta a fazer parte do cenário cultural de São Paulo a partir do dia 6 de setembro, um dia antes da comemoração do bicentenário da Independência. No dia 7, museu será aberto apenas aos trabalhadores da obra e alunos de escolas públicas e a partir do dia 8 o local será reaberto ao público.

Na inauguração o público terá a oportunidade de visitar 11 exposições de longa temporada, divididas em dois eixos temáticos: “Para entender a sociedade” e “Para entender o museu”. Além disso, estará aberta por quatro meses uma exposição de curta duração, denominada “Memórias da Independência”. O tema foi escolhido por estar diretamente relacionado ao ano de reabertura do museu e ao Bicentenário da Independência, e trará acervos de outras instituições brasileiras, especialmente do Rio de Janeiro e da Bahia.

É importante ressaltar o papel da curadoria do Museu Paulista da USP (nome oficial do Museu do Ipiranga) queé a responsável pela formação e ampliação de coleções por intermédio de doações, aquisições ou coleta de campo, sua conservação física, estudo, documentação e comunicação (através de exposições, cursos, programas educativos e publicações).

Com a restauração e a modernização do edifício, o público vai encontrar um espaço bem diferente, compatível com os grandes museus internacionais. A instituição estará ainda mais integrada ao Parque da Independência. No subsolo, uma área de 6.800 m² abriga uma cafeteria, uma lojinha, um auditório, uma sala para exposições temporárias e a bilheteria.

O acervo também passou por um processo de conservação e restauração. São mais de 3 mil objetos e dentre eles, 2.800 peças já foram restauradas. Devido à instalação de ar-condicionado, o Museu pela primeira vez estará apto a receber acervos de outras instituições nacionais e internacionais.

No total, serão expostos 3.058 itens pertencentes ao acervo do Museu, e 509 itens de outras coleções, a maior parte das peças são do século 19 e 20. Mas também haverá algumas peças mais antigas que datam o período do Brasil Colonial, como pinturas, esculturas, moedas e documentos textuais.

Uma das áreas mais amadas do museu será o mirante. Instalado no último andar da torre central, o local permite uma visão 360º de SP, incluindo diversos bairros. E para os visitantes terem bastante contato com a natureza e fazerem belas fotos, o Jardim Francês do Museu do Ipiranga também foi restaurado.

Além de recuperar as duas fontes que estavam no projeto original da instituição, a área conta com um restaurante de 270 m², um espaço para food bikes e a recuperação dos pontos de luz iniciais, substituindo a infraestrutura atual por luminárias de led de baixo consumo.

Com essa mudança, o acesso para pedestres, carros e ônibus fretados será mais fácil. Sem contar a preocupação com acessibilidade. Haverá um novo estacionamento, com grades e portões reformados, além de corrimãos, rampas e recursos para pessoas com deficiência visual, como mapas e piso táteis.

Dentro do museu, uma importante modificação diz respeito à estrutura montada para garantir mostras mais interativas. Há projetores e instalações multimídia, permitindo uma experiência única para os visitantes.

As visitas serão feitas mediante agendamento em um site que será disponibilizado em breve. O preço do ingresso ainda não foi divulgado, mas deve ser estabelecido em um valor popular e terá pelo menos um dia de gratuidade, como tradicionalmente funcionam os museus do governo estadual.

A expectativa é que o novo museu passe a receber entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano

Museu do Ipiranga

Parque da Independência – Ipiranga, São Paulo

Telefone(11) 2065-8000

 

0 Reviews

Relacionados