Agenda cultural traz Bienal do Livro de São Paulo 2022

 Agenda cultural traz Bienal do Livro de São Paulo 2022
Compartilhe essa matéria

Com 182 expositores, o maior evento literário na cidade volta a acontecer presencialmente.

Programa para todas as idades e um acalento e tanto para os apaixonados pela leitura, a 26ª Bienal do Livro de São Paulo retoma as suas atividades nesse mês de forma presencial com força máxima.

Após quatro anos sem o evento, será possível matar a saudade ao curtir uma programação incrível, que mistura o universo literário com gastronomia, cultura e negócios. Com 1.500 horas de atividades ao longo dos 10 dias, o evento reúne 182 expositores e mais de 500 selos editoriais.

O tema da edição é “Todo mundo sai melhor do que entrou”, uma referência ao poder transformador dos livros. E o time de autores convidados é realmente impressionante. Há muita coisa com cara de mais do mesmo como a presença de Mauricio de Sousa e sua Turma da Mônica, mas também há muitas novidades.

Fortes nomes da literatura de Portugal e de outros países lusófonos foram confirmados. Com o olhar múltiplo do Pavilhão de Portugal, país homenageado da vez o destaque é para o legado de José Saramago por conta do centenário do autor de “Ensaio Sobre a Cegueira”. Entre eles, estão os portugueses Afonso Cruz, José Luís Peixoto, Pedro Eiras, Ricardo Araújo Pereira, Lídia Jorge, Matilde Campilho e Rui Tavares; os angolanos Valter Hugo Mãe, Gonçalo M. Tavares e Kalaf Epalanga; e a moçambicana Paulina Chiziane.

Outros convidados de peso são os escritores, Conceição Evaristo, Aílton Krenak, Itamar Vieira Júnio, Laurentino Gomes, Mario Sergio Cortella, Luiza Helena Trajano, Maurício de Souza, Kiusam de Oliveira e Aline Bei. Ainda participam do evento Elisa Lucinda, MV Bill, Roberta Estrela D’Alva, Pedro Bial, Cléo, Thalita Rebouças, Nathália Acuri, Érico Borgo, Padre Marcelo Rossi, entre outros.

A 26ª Bienal do Livro de São Paulo traz atividades diversas, como bate-papos, sessões de autógrafos, espetáculos, vivências, leituras, contação de histórias, rodadas de negócios, oficinas, brincadeiras para crianças e muito mais.

Tudo isso acontece em diferentes áreas. Na Arena Cultural, você tem a chance de ter contato com autores de best sellers por meio de bate-papos e palestras. A área Cozinhando com Palavras explora a relação entre literatura e gastronomia. O Espaço Infantil tem contação de histórias, oficinas e brincadeiras para os pequenos. Já o Salão de Ideias convida grandes autores para discutir questões de relevância social e cultural, sob a curadoria do Sesc SP e da Câmara Brasileira do Livro. Na BiblioSesc, rolam espetáculos e outras atividades para incentivar a leitura.

A cultura popular nordestina é reverenciada no Espaço Cordel e Repente, onde acontecem shows, bate-papos e outras atividades relacionadas a esse tema. E, por fim, no Papo de Mercado, vão rolar discussões relevantes para quem quer conhecer melhor o mercado editorial brasileiro.

Confira a programação e prepare-se para não perder nada:

2 de julho

11h – Falamos de Quem Quando Falamos do Outro? Com quem? Valter Hugo Mãe, Daniel Munduruku, Lilia Schwarcz e Isabel Lucas Onde: Pavilhão de Portugal

13h – A Periferia na Literatura Com quem? Ferréz, José Falero e Luana Rabetti Onde: Salão de Ideias

16h – Encontro com Laurentino Gomes Onde: Arena Cultural 18h – Apresentação Musical: Quarto de Despejo, Luana Bayô interpreta Carolina Maria de Jesus Onde: Bibliosesc (Praça da Palavra e Praça de Histórias)

19h – Crimes Reais Com quem? Carol Moreira, Mabê Bonafé, Ivan Mizanzuk e Duds Saldanha Onde: Arena Cultural

3 de julho

11h30 – Homenagem a José Saramago Com quem? José Luís Peixoto, Andrea del Fuego e Jeferson Tenório Onde: Arena Cultural

16h – A História da Vida Comum na Narrativa da Grande História Humana Com quem? Dulce Maria Cardoso, Noemi Jaffe e Maurício Meireles Onde: Pavilhão de Portugal

16h – Encontro com Valter Hugo Mãe Com quem? Valter Hugo Mãe, lógico, e Pedro Pacífico, o Bookster Onde: Arena Cultural

4 de julho

17h – 200 Anos, 200 Livros Com quem? Tom Farias, Naeif Haddad, José Manuel Diogo e Afonso Borges Onde: Pavilhão de Portugal

19h – O Dia em que a Árvore do Meu Quintal Falou Comigo Com quem? Paulo Vieira Onde: Salão de Ideias

5 de julho

16h30 – Encontro com Paulina Chiziane Onde: Arena Cultural

6 de julho

13h – HQs na Sala de Aula Com quem? Fábio Moon, Gabriel Bá e Marcelo D’Salete Onde: Salão de Ideias

16h – A Fantasia Enquanto Modo de Ler a Realidade Com quem? Lídia Jorge, Socorro Acioli e Tom Farias Onde: Pavilhão de Portugal

16h30 – Prêmio Sesc de Literatura Com quem? Diogo Monteiro e Fábio Horácio Onde: BiblioSesc (Praça da Palavra e Praça de Histórias)

17h – Literatura, Vida e Realidade Com quem? MV Bill e Roberta Estrela D’Alva Onde: BiblioSesc (Praça da Palavra e Praça de Histórias)…

7 de julho

16h – Aos Livros com Carinho: Bibliotecas e Afeto Com quem? Ignácio de Loyola Brandão Onde: BiblioSesc (Praça da Palavra e Praça de Histórias)

17h – Refugiados: Em Busca de um Novo Lar Com quem? Aline Gandolla Onde: Espaço Infantil

18h – Do Lugar do Silêncio Com quem? Luís Cardoso, Itamar Vieira Junior e Maria Fernanda Rodrigues Onde: Pavilhão de Portugal

8 de julho

16h – Homenagem Póstuma ao Escritor Arievaldo Viana Com quem? Klévisson Viana, Rouxinol do Rinaré, O Poeta de Tauá – Paulo de Tarso, Leila Farias, Geraldo Amâncio e Evaristo Geraldo Onde: Espaço Cordel e Repente

17h – Amazônia dos Povos e da Biodiversidade Com quem? Davi Kopenawa Yanomami e Felipe Milanez Onde: Salão de Ideias

9 de julho

10h – Encontro com Conceição Evaristo e Itamar Vieira Junior Onde: Arena Cultural

15h – O Futuro Se Lê a Partir Deste Presente Com quem? Rui Tavares e Sílvio Almeida Onde: Pavilhão de Portugal

15h – Imigração, Gastronomia e Literatura Com quem? Kalaf Epalanga, Melanito Biyouha, Marifer Vargas Rangel e Edson Leite Onde: Salão de Ideias

16h – Medicina, Cordel e Cantoria é Remédio que Veio Para Curar Com quem? Paola Torres e Dráuzio Varella Onde: Espaço Cordel e Repente

17h30 – Sobre Poesias, Histórias e Transformações Com quem? Matilde Campilho e Mel Duarte Onde: BiblioSesc (Praça da Palavra e Praça de Histórias)

10 de julho

11h – Coração e Cabeça, A Escrita como uma Espécie de Matemática Com quem? Gonçalo M. Tavares, Cristovão Tezza e Manuel da Costa Pinto Onde: Pavilhão de Portugal

Neste ano, a maior festa literária da cidade acontece no Expo Center Norte, de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada sempre só até às 21h). Apesar do novo lugar (antes o encontro era realizado no Anhembi), o transporte gratuito da estação Portuguesa Tietê do Metrô até os pavilhões está mantido.

Os ingressos já estão à venda com o valor de até R$30. Desta vez, não é necessário comprar a entrada para um dia específico, ressaltando que o ticket vale apenas para um dia.

Quando: De 02 á 10 de julho (Todos os dias)

Onde: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP

 

 

 

 

0 Reviews

Relacionados