A inteligência artificial “ROUBARÁ” empregos?

 A inteligência  artificial  “ROUBARÁ” empregos?
Compatilhe essa matéria

Por Dra Luana Karen 

Vivemos em uma época em que a revolução tecnológica transformou a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor. A relação entre Inteligência Artificial (IA) e o mercado de trabalho é complexa e cheia de nuances, pois a revolução da IA gera uma série de impactos em diversas profissões.

De acordo com um recente relatório sobre o futuro do trabalho, produzido pelo World Economic Forum, espera-se que até um quarto das funções se modifiquem nos próximos cinco anos. Cerca de 23% dos empregos devem passar por transformações até 2027.

À medida que a IA abre novos horizontes, os empregos de analistas, cientistas de dados, especialistas em Big Data, aprendizado de máquina e segurança cibernética devem experimentar um crescimento médio de 30% até 2027. No entanto, muitas profissões deverão passar por um processo adaptativo, como as das áreas jurídica, da saúde, da engenharia, do jornalismo e outras.

Nós, advogados, antes da IA, precisávamos pesquisar jurisprudências manualmente. Confesso que ainda me pego realizando essa atividade de maneira arcaica. Hoje, porém, a tecnologia nos oferece softwares que automatizam a revisão de documentos e jurisprudências. Há influenciadores na internet que se autointitulam especialistas em tudo e afirmam que as profissões jurídicas serão extintas. Mas sabemos que a IA não possui a capacidade de estratégia e argumentação que o ser humano tem.

Embora os softwares de IA automatizem procedimentos e tragam agilidade, alta performance e assertividade aos processos, os robôs não possuem criatividade, emoção e outros sentimentos como um ser humano.

Nesse contexto, devemos enfatizar que, se o seu trabalho for repetitivo e mecânico, e se você não estiver disposto a se adaptar e se atualizar à nova realidade, os robôs podem, sim, “roubar” seu emprego. No entanto, o ideal é nos adaptarmos à nova tecnologia para que ela complemente nossas atividades.

Relacionados