Queda intensa de granizo deixa milhares de afetados em erechim
© Divulgação Defesa Civil
Uma forte tempestade de granizo atingiu o município de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, resultando em mais de 34 mil pessoas afetadas. A prefeitura local decretou situação de emergência em toda a área municipal devido à severidade dos danos.
O incidente climático, ocorrido na tarde de domingo (23), sobrecarregou os serviços de emergência, com hospitais e unidades de pronto atendimento registrando 189 atendimentos a feridos. A tempestade causou estragos generalizados, afetando residências, escolas, unidades de saúde, vias públicas e diversas edificações privadas.
O governo estadual informou que 21 escolas estaduais em Erechim sofreram danos devido à queda de granizo. Em resposta, as aulas foram suspensas nesta terça-feira (25) em todas as escolas municipais, estaduais e nas instituições privadas que mantêm convênio com o município.
Em um esforço para mitigar o impacto da tempestade, o governo do Rio Grande do Sul autorizou o repasse de R$ 1,5 milhão para Erechim. O montante será direcionado para a aquisição de telhas, que serão distribuídas às famílias em situação de vulnerabilidade social que tiveram suas casas danificadas pelo granizo.
De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC), a formação da tempestade de granizo foi resultado da combinação de uma área de baixa pressão atmosférica com o calor e a umidade presentes na região. A Defesa Civil estadual emitiu três alertas para Erechim, visando preparar a população para o evento climático adverso.
Atualmente, uma equipe da Defesa Civil do estado está presente em Erechim, acompanhando de perto a situação e realizando um levantamento detalhado dos danos. O objetivo é identificar as necessidades mais urgentes da população e determinar quais auxílios adicionais serão necessários para a recuperação do município.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br