Você sabia que existe um músculo que é o muito importante no envelhecimento?

 Você sabia que existe um músculo que é o muito importante no envelhecimento?

Créditos: Canva

Compartilhe essa matéria

No processo de envelhecimento humano, ocorrem várias alterações no organismo e além dos órgãos e articulações, os músculos também sofrem perdas ao passar dos anos, mas será que tem algum músculo em nosso corpo que se enfraquece mais ou menos no envelhecimento?

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A perda de força e da massa muscular é um evento natural que ocorre no processo de envelhecimento humano e que pode ser o precursor para o surgimento de outras doenças crônicas além de interferir na qualidade de vida e na independência do ser humano.

Uma estudo observou por 50 anos o declínio da musculatura para identificar qual seria o músculo mais prejudicado no envelhecimento e saber disso, pode ajudar muito nesse processo para termos instrumentos e estratégias para atenuar essa perda e suas consequências na vida das pessoas.

O estudo fez uma revisão de diversos artigos científicos com 932 participantes jovens com aproximadamente 25 anos e 1.003 idosos com aproximadamente 75 anos e foram estudados 9 grupos musculares.

O músculo da coxa pode ter uma perda de até 0,66% ao ano em comparação ao músculo da panturrilha que pode chegar a 0,13% no ano de acordo com o nível de atividade da pessoa.

As alterações ocorridas no envelhecimento somada ao aparecimento de doenças crônicas que causam ainda mais limitações e baixa mobilidade, agravam essas perdas de massa muscular piorando a funcionalidade nas rotinas mais simples do dia a dia.

A perda de massa muscular pode ser atenuada com a realização de exercícios físicos que aumentam a exigência da contração muscular como é o caso da musculação ou treino resistido.

Ao realizar um esforço para vencer uma resistência, o corpo começa a responder a esse estímulo de forma que comece a produzir mais força e massa muscular para que essa atividade seja realizada com maior facilidade e consequentemente, os esforços da vida diária, se tornem mais fáceis de se realizar.

Todos os exercícios físicos são importantes e benéficos para a saúde para atenuar os processos ocorridos no envelhecimento, mas o exercício resistido é mais indicado para pessoas em qualquer nível de aptidão física por causa da sua facilidade em personalizar essa atividade para qualquer pessoa que tenha algum problema de saúde.

Se você tem algum problema de saúde e que iniciar uma atividade física para evitar os problemas que comentamos, procure um Fisioterapeuta ou envie a sua pergunta que terei o prazer em responder.

Forte abraço, cuide-se bem, pratique atividades físicas e conte comigo!

Fonte: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36825643/

Dr. Robson G. Mailho

Fisioterapeuta e Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @fisiopersonalizada

0 Reviews

Relacionados