Smart Sampa já capturou 1.757 foragidos e registrou 3.210 prisões em flagrante

 Smart Sampa já capturou 1.757 foragidos e registrou 3.210 prisões em flagrante

Foto: ISC Brasil/Divulgação

Compatilhe essa matéria

MaInstalado em janeiro de 2025, sistema da capital paulista já solucionou 400 crimes, realizou 1.437 prisões e localizou 85 pessoas desaparecidas

 

O encontro do ISC Brasil 2025 contou com uma palestra do secretário municipal de Segurança Urbana da cidade de São Paulo, Orlando Morando, para mostrar como funciona o Smart Sampa.
Segundo o secretário, até o momento foram capturados 1.757 foragidos, 1.437 prisões e localizadas 85 pessoas desaparecidas. “Desde a implantação, o Smart Sampa já registrou 3.210 prisões em flagrante, mostrando como o monitoramento inteligente vem transformando a segurança da cidade”, afirma.

Com mais de 32.720 câmeras instaladas, o sistema está presente em todas as regiões da capital. Só na Zona Leste são 8.055 câmeras, seguidas pelo Centro (7.690), Zona Oeste (7.280), Zona Sul (6.939) e Zona Norte (2.756).

“Além da vigilância, o Smart Sampa conta com reconhecimento facial para identificar foragidos da Justiça, pessoas desaparecidas e placas de veículos furtados ou roubados. Mas essa integração já resultou em 400 crimes solucionados, reforçando a eficiência do sistema”, destaca Morando.
Porque o Smart Sampa integra informações de diversos órgãos, como a Polícia Civil, CET, SPTrans e Defesa Civil, garantindo maior agilidade nas operações e precisão nas ações de segurança. Os bancos de dados incluem registros de pessoas desaparecidas, fornecidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; informações sobre foragidos da Justiça, disponibilizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado; e dados sobre veículos furtados ou roubados, integrados por meio da plataforma Córtex do Governo Federal. Além disso, câmeras estão sendo instaladas em motos da GCM e da PM, bem como nos ônibus do transporte público municipal, ampliando a cobertura do sistema.

APP Mulher

O programa também aposta no uso de tecnologia para o combate à violência doméstica.  O sistema é integrado ao Smart Sampa, é voltado exclusivamente para mulheres que possuem medida protetiva judicial. Atualmente, o aplicativo conta com 5.688 usuárias cadastradas. Neste ano, 324 chamados de emergência já registradas, que resultaram no acionamento imediato da GCM mais próxima, garantindo uma resposta rápida e um nível maior de segurança e proteção para as vítimas.
A ISC Brasil 2025 reuniu mais de 60 especialistas em 32 painéis temáticos, distribuídos em quatro trilhas de conteúdo.
 

Relacionados