Secretaria de Habitação de Osasco vai a Brasília buscar soluções para questões de moradia e deurbanização

A última quinta-feira, 26/6, foi de busca por soluções para as questões habitacionais de Osasco, em Brasília. O secretário de Habitação de Osasco, Gelso Lima, acompanhado de seu chefe de gabinete, Marco AntonioVillela, estiveram na capital federal e foram recebidos pelo diretor de urbanização, Henrique Adriano; pelo Coordenador de Regularização Fundiária, Samuel Cardoso, ambos da Secretaria Nacional de Periferias; e por Fabrício de Andrade Lebeis, Chefe de Gabinete do Secretário Nacional de Habitação, Augusto Henrique Alves Rabelo.
Na pauta estavam assuntos que incluíam a viabilização de mais 792 regularizações fundiárias utilizando um recurso cujo projeto já foi selecionado para atender a três áreas, ampliando para um total de cinco atendidas, o que foi prontamente atendido; a busca pelo posicionamento dos projetos enviados no início do ano para captação de verba do PAC para urbanização da Comunidade da 13 e do Santa Maria; cuja resposta foi muito positiva no sentido de termos esses projetos habilitados, após análise técnica feita pelo Ministério da Cidades, o que faz com que eles avancem dentro da tramitação prevista; o pedido de viabilização de 205 unidades habitacionais para atender as famílias remanescentes das obras de urbanização integrada do Rochdale, fase I, cujo compromisso foi assumido pelo governo federal nesta conversa; e a qualificação de terrenos que possam abrigar a construção de empreendimentos de interesse social, valendo salientar que a aprovação dessas áreas viabilizará a construção de mais de um mil moradias.
“Saímos de Brasília com as expectativas altas e a esperança renovada. Todos os pontos que levamos paradebater tiveram sinalização positiva, e acredito que avançaremos muito nessa questão. Com o trabalho sério que nossa equipe desenvolve na Secretaria de Habitação de Osasco, e a ajuda do governo federal, nossa cidade pode dar um grande passo para resolver questões que estão pendentes e que podem mudar a vida das pessoas. Estou muito animado com a conversa que tivemos”, explicou Gelso Lima. “Além disso, também saímos de lá com novas ideias, possibilidades concretas de resolução, como por exemplo tentarmos viabilizar o Minha Casa, Minha Vida, Faixa I FTGS, que é uma modalidade diferente da que já praticamos, mas que pode nos ajudar com soluções para parte da demanda habitacional que temos. Vamos estudar tudo isso…”, complementou o secretário.
Na ocasião, também foi tratada a possibilidade de Osasco aderir ao Programa de Melhoria Habitacional do Governo Federal, que visa subsidiar pequenas reformas, sobretudo as de fachada, de moradias localizadas em áreas que passaram por regularização fundiária. “Esse projeto não só deixa a cidade mais bonita, como promove a dignidade das famílias envolvidas e a valorização do bairro em que estão inseridas. Todo mundo gosta de morar bem, então a gente também vai atrás deste recurso para a nossa população”, finalizou Gelso Lima.