Santana de Parnaíba transforma parques municipais em polos de educação e bem-estar para jovens com o Projeto Educando no Parque

Iniciativa oferece atividades físicas, culturais e de saúde mental para mais de 3.500 crianças e adolescentes no contraturno escolar
Desde março de 2021, Santana de Parnaíba tem promovido uma verdadeira revolução na forma como crianças e adolescentes utilizam o tempo fora da escola, por meio do Projeto Educando no Parque, que oferece para mais de 3.500 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 18 anos, atividades no contraturno escolar nos 10 parques municipais da cidade. A iniciativa tem como foco o desenvolvimento físico, emocional e social dos jovens, além de combater o uso excessivo de telas.
Com 45 professores especializados, as aulas acontecem de terça a sexta-feira, em dois turnos (manhã e tarde), oferecendo esportes como vôlei, futebol, basquete, atletismo, handebol e beach tênis, além de oficinas de arte, ritmos, brincadeiras e rodas de conversa sobre saúde mental e convivência social.
O Educando no Parque está presente nos seguintes bairros: Parque Santana, Refúgio dos Bandeirantes, Tibiriçá, Cristal Park, Parque dos Eucaliptos, São Luís, Itapuã, Colinas da Anhanguera, Jaguari e São Pedro. Cada local conta com infraestrutura adaptada para acolher os alunos e proporcionar vivências enriquecedoras.
“Meu filho faz vôlei há algum tempo e os benefícios foram enormes. Ele sofria com ansiedade, estava acima do peso e com colesterol alto. Hoje, está saudável, com autoestima e sem crises. O projeto transformou a vida dele em todos os aspectos, sou muito grata por isso”, relata Nathany, mãe do aluno Nycollas Vilela do Parque Colinas da Anhanguera.
Depoimentos que inspiram
O impacto do Educando no Parque é evidente também nos relatos dos próprios alunos. “Aprendi muito sobre vôlei, sobre trabalhar em equipe e conviver com diferentes pessoas. O projeto me ensinou a importância de ajudar o próximo e me fez crescer como atleta e como pessoa. Aqui somos acolhidos como uma família. Esse projeto sempre será uma parte importante da minha vida”, conta Daivid, aluno do Parque Colinas da Anhanguera.
Sobre o projeto
O Educando no Parque tornou-se referência em políticas públicas voltadas à juventude e ao aproveitamento dos espaços públicos como locais de inclusão e cidadania. Interessados podem se inscrever diretamente no parque mais próximo, com os professores responsáveis.
Serviço
Projeto Educando no Parque
Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h
Endereço: Em todos os parques municipais da cidade