Santana de Parnaíba faz campanha de conscientização sobre uso de telas por crianças 

 Santana de Parnaíba faz campanha de conscientização sobre uso de telas por crianças 

Fotos / Texto: SECOM – Santana de Parnaíba

Compartilhe essa matéria

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma palestra para alertar sobre os riscos da exposição excessiva a telas de dispositivos eletrônicos por bebês e crianças, nesta sexta-feira (24/11). O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Bandeirantes (CAB), sede da prefeitura, e contou com a participação de profissionais da educação e da saúde do município.

A palestra foi ministrada pela pesquisadora Cláudia Dias Prioste, que também é psicóloga, docente e coordenadora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara. Cláudia ficou em 2º lugar no Prêmio Jabuti de 2017 com o livro “O Adolescente e a Internet: Laços e Embaraços no Mundo Virtual”.

 

Conforme a pesquisadora, a estimulação visual faz nosso cérebro ficar em alerta e pode produzir efeitos maléficos. “O uso precoce de telas traz prejuízos psíquicos a crianças e adolescentes, cria dependência”, afirma. Ela também ressaltou que a utilização de dispositivos eletrônicos pode colocar as crianças em contato com conteúdo adulto, jogos violentos e práticas nocivas.

Lei

De acordo com a Secretaria de Saúde, a palestra fez parte da Semana de Conscientização e Prevenção dos males causados pelo uso precoce e de longa duração de eletrônicos por bebês e crianças, instituída pela lei municipal nº 3.942/2021.

0 Reviews

Relacionados