Região central de Osasco passará por reestruturação do sistema viário

 Região central de Osasco passará por reestruturação do sistema viário

Créditos: PMO

Compatilhe essa matéria
A Prefeitura de Osasco informa que devido a inauguração da nova alça de acesso ligando a Rodovia Castello Branco à Avenida Fuad Auada, a partir do dia 18/5, parte da região central da cidade passará por uma reestruturação do sistema viário visando a melhoria da mobilidade urbana e a fluidez do tráfego.
Entre as alterações estão a mudança do sentido de direção da Rua Cipriano Tavares, que agora conectará a Avenida Maria Campos à Rua Dona Primitiva Vianco. “Essa é uma  modificação estratégica que visa otimizar o fluxo de veículos e que deixará o trânsito mais ágil, seguro e eficiente”, explica Lau Alencar, secretário de Transportes e Mobilidade Urbana.
Outra alteração atende ao fluxo que vem da Avenida Maria Campos com o objetivo de acessar as vias Marginais e retorno ao Centro e a Zona Norte da cidade. A nova rota passa pela Rua Cipriano Tavares, segue pela Praça Padroeira do Brasil e pela Rua Cônego Afonso, utilizando a nova ponte sobre o córrego Bussocaba acessando a Rua Domingos Odália Filho.
Também ocorrem mudanças na rua Dr. Jaime Regalo Pereira. Agora, o primeiro quarteirão da rua, localizado entre a Avenida Maria Campos e rua Tomás Spitaleti, vai operar com sentido duplo de direção. Esta mudança visa melhorar o fluxo de veículos na área. É importante destacar que a rua Dr. Jaime Regalo Pereira, a partir da Avenida Maria Campos ou do Viaduto Ignês Colino, receberá apenas ôninus de linha regular. Em contrapartida, o tráfego de automóveis será permitido no sentido oposto.
Durante o período de adaptação dessa nova configuração do sistema viário, serão disponibilizados faixas, banners e painéis digitais com as informações para motoristas e pedestres.
Agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) estão prontos para prestar auxílio e orientação, assegurando que a circulação ocorra de maneira ordenada.
Os aplicativos de trânsito também estarão com a nova rota atualizada É importante que os motoristas estejam atentos à nova sinalização e respeitem as alterações, garantindo assim o sucesso da iniciativa e a segurança de todos.
Semáforos inteligentes
Com a reestruturação do sistema viário, a  Avenida Maria Campos passará a contar com um único conjunto semafórico, na altura da Rua Cônego Afonso, com semáforos inteligentes, que contarão com sinalização em tempo real, otimizando o fluxo de veículos.
Também serão instalados semáforos inteligentes sob a Ponte Metalica (Viaduto Reinaldo de Oliveira). Esses dispositivos avançados, equipados com detectores virtuais, são capazes de calcular a distância entre os veículos em movimento, ajustando automaticamente os intervalos de sinalização para minimizar congestionamentos e atrasos. O sistema nobreak integrado garante que, mesmo em caso de interrupção no fornecimento de energia, os semáforos continuem operando.
SERVIÇO
Mudanças na configuração do tráfego
. Rua Cipriano Tavares – mudança no sentido de direção. Agora conectará a Avenida Maria Campos à Rua Dona Primitiva Vianco
. Avenida Maria Campos para quem quer acessar as vias marginais e retorno ao Centro e a zona norte – Nova rota passa pela Rua Cipriano Tavares, Praça Padroeira do Brasil, Rua Cônego Afonso, utilizando a nova ponte sobre o Córrego Bussocada, acessando a Rua Domingos Odália Filho

Relacionados