Quais são as conexões dos Neurônios em Idosos, você sabe?

 Quais são as conexões dos Neurônios em Idosos, você sabe?

Imagem: Canva

Compartilhe essa matéria

Olá tudo bem com você?

Se você acompanha com frequência a nossa coluna sobre saúde, já deve estar convencido sobre os benefícios e o tamanho da importância que qualquer tipo de atividade física exerce sobre a saúde física e mental em todas as idades e principalmente durante o processo de envelhecimento humano para manter a qualidade de vida por mais tempo.

Entre as diversas atividades físicas disponíveis, a corrida, apesar de não ser indicada para todos devido a limitações de mobilidade ou articulares, ela pode ser uma grande aliada na prevenção de perda de memória relacionada ao envelhecimento e a neurodegeneração.

Um estudo publicado em Maio deste ano pela eNeuro, Journal of Society for Neuroscience, mostrou que nos ratos, a corrida, aumenta o número de neurônios nascidos em adultos melhorando a função da memória e outras funções envolvendo os neurônios.

Essa pesquisa evidencia que a corrida de longo prazo na meia-idade aumente a sobrevivência de células cerebrais que nasceram no início da idade adulta e remodela a rede de neurôncios, preserva a intervenção do córtex piramidal, área essencial para o reconhecimento de objetos e que nos camundongos sedentários, está ausente.

A corrida de longo prazo beneficia profundamente o cérebro que está em processo de envelhecimento desde a idade adulta até a meia-idade mantendo e melhorando a rede que inerva os neurônios nascidos na idade adulta.

Assim como a corrida, qualquer atividade física deve ser realizada com frequência para exercer benefícios ao cérebro em todas as fases da vida.

É importante reforçar que o fortalecimento muscular proporciona a capacidade de locomoção nos idosos, melhora o condicionamento cardiorrespiratório permitindo que realize atividades de longa duração como uma caminhada ou uma corrida para aqueles que tem condições motoras para realiza-la,

Forte abraço, cuide-se bem, pratique atividades físicas frequentemente e continue acompanhando nossa coluna para ficar bem informado, atualizado e cada vez mais saudável,

 

Fonte: https://www.eneuro.org/content/10/5/ENEURO.0084-23.2023

Dr. Robson G. Mailho

Fisioterapeuta e Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @fisiopersonalizada

0 Reviews

Relacionados