Porque assumimos, por escolha, grandes responsabilidades?

 Porque assumimos, por escolha, grandes responsabilidades?
Compartilhe essa matéria

Por Elsa Oliveira

Quem conhece um pouco da minha história sabe que eu iniciei minha vida profissional em uma empresa privada, quando ainda era bem jovem. Nessa fase da vida, a gente vai pra onde ela nos leva, sem muita autonomia de escolha, seja por condições sociais, seja pela falta de maturidade, mesmo, para decidirmos o que queremos. É natural que a gente vá experimentando até que nos encontremos, de fato.

Depois, ainda na iniciativa privada, escolhi a Comunicação Social como profissão e me aventurei um pouquinho no jornalismo. Ainda me aventuro, porque foi graças à essa paixão que ganhei mais segurança e desenvoltura pra falar em público, características muito necessárias para o exercício do cargo que ocupo hoje na Câmara de Osasco. E foi justamente na Câmara, há anos, que eu descobri minha verdadeira vocação: o serviço público.

Não foi um acaso, eu quis isso pra mim! Mesmo sem entender ainda como funcionaria e pra onde essa escolha iria me levar, eu quis essa trajetória. E esse caminho, pavimentado com muito estudo, muito trabalho e muita confiança de que estava no rumo certo, me trouxe até a Câmara de Osasco novamente, anos depois, agora como vereadora.

É incrível pensar nisso tudo e perceber que escolhi abraçar grandes responsabilidades, pela vocação de servir. A definição para a palavra “servir” que o dicionário traz é: trabalhar a favor de. Mas daí você pode me perguntar: porque, então? Porque alguém escolhe passar a vida “servindo”?

Pra mim essa resposta é muito simples. Escolhi, porque entendi que o serviço público, que vem sempre muito carregado de política, ambos intimamente ligados, são as ferramentas de transformação social que temos. É com elas que lutamos, cavando oportunidades iguais pra todo mundo, derrubando barreias, construindo pontes, pavimentando caminhos que permitam que projetos sejam colocados em prática em prol do bem comum e coletivo.

Foi essa escolha que me proporcionou apresentar pedidos ao Poder Executivo que, se atendidos, acredito que podem mudar a vida das pessoas. Se mudar, pra melhor, de apenas uma pessoa, já terá valido a pena. Dentre esses pedidos estão a realização de Feirão de Empregos com vagas exclusivas para mulheres, por exemplo; a implantação de cursos de tecnologia para promover a qualificação profissional da nossa população e tantos outros que não caberia nesse artigo.

O fato é que é por meio dessa escolha que hoje tenho a oportunidade de continuar servindo, trabalhando por uma cidade mais justa e por uma população mais feliz, tentando aflorar mais na gente o sentimento de pertencimento ao nosso espaço. São grandes responsabilidades que escolhi assumir, porque segui o seu coração. E em você, o que faz seu coração bater mais forte?

0 Reviews

Relacionados