Pirapora retoma confecção de tapetes de Corpus Christi 

 Pirapora retoma confecção de tapetes de Corpus Christi 
Compartilhe essa matéria

Tradição centenária será retomada após dois anos de suspensão por conta da pandemia da Covid-19. Ao todo, 1 quilômetro de ruas do Centro da cidade serão enfeitadas a partir do dia 15

 

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Uma tradição está de volta à rotina de Pirapora do Bom Jesus: a confecção dos tapetes de Corpus Christi. Suspensa nos últimos dois anos em decorrência da pandemia da Covid-19, a confecção já mexe com a cidade. Enquanto a equipe da Secretarias de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Municipais, já realiza o tingimento do material que será utilizado, quase 200 pessoas estão preparadas para confeccionar os 80 tapetes que serão espalhados por 1 quilômetro de ruas do Centro, nos arredores do Santuário do Senhor Bom Jesus, a partir do dia 15 de junho.

 

Prefeito de Pirapora, Dany Floresti comemora a retomada de mais um evento tradicional da cidade. Com o arrefecimento da pandemia, o município já se abriu para as romarias na Semana Santa e realizou o 1º Caipirão, a festa junina de Pirapora. A recomendação para o Corpus Christi, no entanto, é que os fiéis utilizem máscara de proteção.

 

“Aos poucos estamos retomando o calendário de eventos da nossa cidade e o Corpus Christi se insere neste contexto. As celebrações em Pirapora são tradicionais na região, atraindo fiéis de muitas cidades que vêm participar das missas no Santuário e admirar os tapetes que são feitos artesanalmente, em mais uma prova de devoção e fé do povo piraporano”, afirmou o prefeito.

 

Para confecção dos tapetes são utilizados quase oito caminhões de matéria-prima que incluem, entre outras coisas, pó químico e álcool, além da mão de obra de centenas de pessoas, numa força-tarefa que reúne escolas, comunidades religiosas, pastorais da igreja católica e voluntários.

 

Os tapetes não são a única atração do Corpus Christi em Pirapora. Na cidade também sobrevive a tradição dos moradores de enfeitarem as janelas e montarem altares nas suas casas para a procissão do Santíssimo Sacramento.

 

“É, sem dúvida, uma festa que une ainda mais a população de Pirapora. As pessoas param tudo que estão fazendo para ajudar a enfeitar nossa cidade, confeccionar os tapetes e reverenciar o sacramento, o corpo de Cristo, principal base do catolicismo que tem, em Pirapora, uma das maiores representações no estado de São Paulo”, completou Vitor Santos, secretário de Cultura e Turismo.

0 Reviews

Relacionados