Parnaíba Maker Labs: competição interpolos revela talentos na robótica    

 Parnaíba Maker Labs: competição interpolos revela talentos na robótica    
Compatilhe essa matéria

Um criador de cultura é uma realidade nos colégios de Santana de Parnaíba. E para estimular ainda mais esse universo. A cidade promoveu a primeira competição interpolos do Parnaíba Maker Labs, programa de ensino de robótica e inovação tecnológica criado pela prefeitura em 2023. O evento ocorreu no dia 31 na Arena de Eventos, no Campo da Vila, e contou com a participação de cerca de 170 alunos.

 

Os estudantes desenvolveram projetos desenvolvidos durante as aulas do programa, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, o público assistiu a ações com drones, exibição de objetos impressos em 3D e outros projetos com técnicas de robótica. O evento também teve apresentações musicais e de dança, além de espaço com brinquedos infláveis.

 

O Parnaíba Maker Labs possui 10 polos em colégios municipais, com estrutura de aprendizagem composta por professores especializados, estações e espaços integrados e equipamentos de última geração. Os polos estão instalados nos colégios Alba de Mello, Ricardo Santos Branco, André Fernandes, Maria Fernandes, Senador Teotônio Vilela, Tom Jobim, Manoel Jacob, Álvaro Ribeiro, Aldonio Ramos Teixeira e Ana Aparecida.

 

Categoria Crianças

Após votação popular, o resultado da competição interpolos designado, por categoria, os três primeiros apresentados, que receberam medalhas, troféus e brindes. Na categoria Kids, com 92 votos, o 1º lugar foi para o projeto HouseUp, dos estudantes Anthony Ribeiro Leão, Bryan Victor Ricarte da Silva e Miguel Henrique de Souza Rocha, do Colégio Maria Fernandes; com 86 votos, o 2º lugar ficou com o projeto Paris 2030, dos alunos Wybredon Yan, Enzo Eduardo e Emanoel Pelissari, do Colégio Profª Alba de Mello; e, com 80 votos, o 3º lugar foi para o projeto EcoGuardião Solar, de Agatha Pinheiro Araujo, Arthur Pinheiro Rocha, Heloisa Pinheiro da Silva e Henry Garcia Pirôpo, do Colégio Ana Aparecida.

 

Categoria Júnior

Na categoria Júnior, com 101 votos, o 1º lugar ficou com o projeto Paraíso Pokémon, dos alunos Gabriel Dias da Silva e Vitor Gabriel da Silva Souza, do Colégio Maria Fernandes; com 93 votos, o 2º lugar foi para o projeto Hospital Brisa da Vida, de Raphael Pires da Silva, Kauan Pablo Junior Boaz de Lima, Isabelly da Silva Santos e Marcos Adriano de Oliveira Neto, do Colégio Ana Aparecida; E no 3º lugar, com 76 votos, ficou o projeto Liga Maker, de Abish Aloreia Morles Caridad, Ana Julia de Andrade Zvinakevicius, Dante Artoni Vieira Del Nero e Pedro Tolentino Sales Ferreira, do Colégio Manoel Jacob.

 

Categoria Adolescentes

Na categoria Adolescentes, com 94 votos, o 1º lugar ficou com o projeto Rio ODS 2030, dos estudantes Alef Ferreira, Andrew Ferreira, Miguel Moura e Thiago Gomes, do Colégio Profª Alba de Mello; com 76 votos, o 2º lugar foi para o projeto Vila EcoUP, de Gustavo Furquim de Oliveira, Ingrid Santos de Paula, Leonardo Ferreira do Nascimento Moura e Priscilla Natasha Oliveira Bomfim, do Colégio Ana Aparecida; e, com 73 votos, o 3º lugar ficou com o projeto AquaMaker, de Manuella Nunes de Freitas, Eloa Ribeiro dos Santos de Carvalho, Maria Clara Alexandre Ribeiro e Maryana Dias Alves, do Colégio Maria Fernandes.

 

Competição de drones

Já os primeiros apresentados da competição de drones foram Daniel Lopes de Sousa e Daniel Aparecido Ferreira Araújo (1º lugar) e Sabrine dos Santos Silva (2º lugar), os três alunos do Colégio Profª Alba de Mello. Em 3º lugar, ficou Augusto Oshiro dos Santos, do Colégio Álvaro Ribeiro.

Relacionados