Osasco vai dobrar número de ecopontos até o final deste ano 

 Osasco vai dobrar número de ecopontos até o final deste ano 

Imagens: Secom / PMO

Compartilhe essa matéria

A Secretaria de Serviços e Obras (SSO) da Prefeitura de Osasco iniciou a construção de ecopontos nos bairros Jardim Veloso, Vila Pestana, Cidade das Flores, Jardim Baronesa e Rochdale. As novas unidades devem beneficiar mais de 100 mil pessoas que vivem nas regiões onde estão sendo instalados.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Com os quatro ecopontos existentes (Novo Osasco, Jaguaribe, Helena Maria e Jardim Mutinga) e os cinco em construção, que serão entregues até o final deste ano, a cidade passará a ter nove unidades e o público atendido passará das 200 mil pessoas. A prefeitura pretende licitar ainda este ano a construção do ecoponto de Presidente Altino, que deverá ser entregue em 2024.

O objetivo da Prefeitura é chegar a 16 ecopontos até o fim de 2024 (os próximos deverão ser instalados também no Jardim Conceição, no Jardim Santa Maria e outros bairros a definir) e ampliar para 30 nos próximos anos.

Os ecopontos são espaços preparados para o recebimento, armazenamento e destinação correta de materiais, como pequenos volumes de entulho de obras e reformas, restos de podas de árvores e serviços de jardinagem, madeiras, móveis velhos e eletroeletrônicos, além de materiais recicláveis. Os ecopontos não recebem lixo comum ou domiciliar.

Os equipamentos contam com profissionais que orientam os usuários, controlam e separam os materiais que são encaminhados para que recebam o tratamento adequado. Diariamente, profissionais com veículos apropriados realizam a coleta e transporte desses resíduos. Os materiais recicláveis, por exemplo, são encaminhados às cooperativas de catadores que mantêm parceria com a prefeitura, fortalecendo a coleta seletiva e a geração de emprego e renda para as famílias.

Para o secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro, o início das obras é uma importante conquista. “Esse é um trabalho de mais de dois anos de planejamento com o empenho de muitas pessoas, incluindo de outras áreas da prefeitura. Vamos avançar cada vez mais nessa área tão importante para a limpeza pública e gerenciamento dos resíduos, graças ao apoio que temos recebido do prefeito Rogério Lins”.

De acordo com o diretor geral de gestão de resíduos, o arquiteto Oscar Buturi, os ecopontos entraram definitivamente na realidade da cidade. “Até pouco tempo atrás, as pessoas desconheciam o ecoponto e, principalmente, seus benefícios. Esse é um equipamento fundamental para o gerenciamento adequado dos resíduos produzidos pelos moradores, que muitas vezes não sabem o que fazer com eles e encontram nos ecopontos a solução para a destinação correta dos materiais”.

Maria Donizete, moradora das imediações do ecoponto do Novo Osasco, está satisfeita com o equipamento, que acabou de passar por reforma. “Vemos o movimento diário de pessoas e veículos que vêm ao ecoponto para descartar os materiais, que muitas vezes eram jogados nas ruas e praças da cidade sem a menor preocupação com a saúde e o meio ambiente. Aqui vemos todo um cuidado que eles têm com esse trabalho, que valoriza nosso bairro”.

Em quatro anos, o volume de materiais recebidos nos ecopontos quase triplicou, passando de 1.926 toneladas no primeiro semestre de 2019 para 5.300 toneladas no primeiro semestre de 2023.

Ainda de acordo com a Diretoria de Resíduos, a expectativa é multiplicar esse volume com os novos ecopontos em construção e o aumento da eficiência dos já existentes.

Endereços dos ecopontos existentes:

Novo Osasco – Rua Theodoro de Souza Brandão, 1.020

Jaguaribe – Rua Fernando Miolin Filho, 150

Helena Maria – Av. Walt Disney, esquina com a Rua Belmiro Alves da Silva

Mutinga – Av. Ônix, 783

Endereços dos novos ecopontos:

Veloso – Rua Dr. Amando Anjo Corrêa Filho, esquina com a Rua Dr. Edmundo Amaral

Pestana – Rua José Antônio Augusto, s/nº (ao lado do campo de futebol)

Cidade das Flores – Av. Ipê, esquina com Travessa Saicanga

Baronesa – Rua Duke Elington, s/nº (ao lado da Academia de Lutas)

Rochdale – Rua Luiz Rink, esquina com a Rua Cassiterita

0 Reviews

Relacionados