Osasco realiza I Seminário Intermunicipal de Práticas da Educação Especial

Fotos: John Amp
A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, realizou o I Seminário Intermunicipal de Práticas da Educação Especial no Teatro Municipal Glória Giglio (Avenida dos Autonomistas, 1533 – Vila Yara). O evento reuniu profissionais de educação, especialistas e autoridades.
A primeira edição do seminário teve como objetivo promover a troca de experiências entre os municípios, ampliar e reforçar novas práticas no ensino de alunos com deficiência, bem como fortalecer a educação inclusiva. As cidades que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo (CIOESTE) são Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Ibiúna, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.
O secretário de Educação de Osasco, José Toste Borges, destacou a relevância do encontro: “O Seminário é um momento histórico para a cidade e para os municípios do CIOESTE. Ao promovermos a troca de experiências e a valorização das práticas exitosas de inclusão, reafirmamos o compromisso do nosso prefeito Gerson Pessoa em garantir uma educação cada vez mais acolhedora e de qualidade. Esse encontro fortalece as metas do plano de governo, que prioriza a equidade, o acesso e a permanência de todos os estudantes na escola, respeitando suas singularidades e potencialidades”, disse.
A palestra de abertura foi da professora Elenice Procópio, mestre em Psicologia Escolar e Educacional pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), que abordou o tema Professores Regentes e Professores do AEE: uma integração necessária para a Educação Inclusiva. Durante a apresentação, ressaltou algumas perspectivas na educação especial como a escola inclusiva pautada nos direitos humanos, a formação cidadã e a necessidade de integração na equipe de ensino.
Ela propôs também uma reflexão sobre as práticas de ensino para os profissionais que lotaram o teatro. “O ponto chave do processo educacional é ensinar a todos com equidade. Na realidade que nós vivenciamos no cotidiano, as práticas que desenvolvemos devem alcançar todos os alunos de acordo com as suas especificidades, sem discriminação. O objetivo da educação inclusiva é oferecer suporte adequado, com equidade para atender as necessidades individuais para que o aluno participe ativamente do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento social”, destacou.
Em números, a educação de Osasco conta mais de 70 mil alunos, sendo 31 mil na educação infantil e 39 mil no ensino fundamental, sendo 3 mil alunos com deficiência. Ao todo, são 183 unidades de ensino (incluindo as escolas parceiras e as escolas do Mundo da Criança) conforme explicou Gislaine Vianni, gerente de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Professores da rede municipal da cidade compartilharam suas práticas bem-sucedidas no ensino inclusivo como as docentes Alice Scomparim (EMEF João Guimarães Rosa) e Edna Fialho (EMEF Manoel Ayres), que abordaram o tema AEE: Tecnologia e Alegria, usando a tecnologia no ensino de alunos com deficiência; a professora Roseane Cruz (EMEF Quintino Bocaiúva) que falou sobre a prática da Mediação com foco na inclusão e aprendizagem; e o professor Alarico Marciano (EMEF Tobias Barreto de Menezes) que destacou o poder do Acolhimento no ensino de alunos com deficiência, além das experiências de ensino de professores dos demais municípios.
Vale lembrar que Osasco conta com outras duas práticas exitosas na educação especial: a Equoterapia e a Hidroterapia. A coordenadora da equoterapia, Eliane Cristina Baatsch, falou aos profissionais sobre o trabalho realizado pela equoterapia no Parque Chico Mendes e de sua pesquisa que analisou o uso dessa atividade no processo de aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Osasco. Já Ednilton Alves Junior contou sobre o trabalho desenvolvido na hidroterapia, com o uso da Realidade Virtual Imersa na Fisioterapia Aquática.
Participaram do evento, Alessandra Cornaglia (secretária executiva de Gestão Pedagógica), Izilda Aparecida Orlando (secretária executiva de Gestão Escolar) e Cristiane Celegato (adjunta da Família, Cidadania e Segurança Alimentar) de Osasco, além de Gregório Pontes Maglio, prefeito de Pirapora do Bom Jesus, além dos secretários de educação Cisislaine Xavier (Pirapora do Bom Jesus), Andreia Cristina Ribeiro (Carapicuíba), Sebastião Latarulo (Ibiúna), Amanda Reino (Araçariguama) e Eliana Maria Cruz (Itapevi).
Claudia de Camargo Prestes (Direitos da Pessoa com Deficiência de Ibiúna), Glauce Virginia Lourenço (diretora do departamento da educação especial de Cajamar), Elen Matos (supervisora de educação especial de São Roque), Débora Ortência (diretora do departamento de educação especial de Barueri) e os vereadores de Osasco, Josias da Juco e Stephane Rossi, também prestigiaram o evento.