Maternidade de Barueri garante segurança e acolhimento à mamãe e ao bebê

 Maternidade de Barueri garante segurança e acolhimento à mamãe e ao bebê

Crédito da foto: Fernando Foca/Secom

Compartilhe essa matéria

Em maio, no mês das mães, vale lembrar que a Maternidade Municipal de Barueri Nair Fonseca Leitão Arantes, responsável por garantir a chegada de novos baruerienses ao mundo, têm atendimento humanizado e seguro para as mamães e seus bebês.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Na Maternidade são realizados uma média de 300 partos por mês. Sua estrutura acomoda 34 leitos, com salas de parto e pré-parto que preservam a privacidade da parturiente, e salas de enfermaria. A unidade garante um ambiente acolhedor e, mesmo sendo uma maternidade de baixo risco, mantém rígidos protocolos de segurança.

Parto seguro

De forma padronizada, a equipe multidisciplinar adota o POP (Procedimento Operacional Padrão), por meio da realização de anamnese, checagem diária de suprimentos de assistência materno-fetal, a sinalização de riscos de queda e sangramentos, conferência metódica da pulseira de identificação do recém-nascido e da paciente, o funcionamento dos equipamentos eletrônicos complementares, dentre outras verificações.

 

Humanização

“Prezamos o máximo a humanização do parto. Queremos que a paciente encontre um ambiente agradável e receptivo. Afinal, é um momento mágico para as mamães, então é importante que ela se sinta tranquila e acolhida”, explica a diretora da Maternidade, Márcia Buchala.

 

E este momento mágico foi vivido por Alessandra da Silva ao ganhar a tão esperada Emanuelle. “Segurar a minha bebê no colo é um sonho realizado”, comemora. Ela conta que o atendimento recebido pela equipe multidisciplinar fez toda a diferença. “Aqui foi tudo perfeito e como eu imaginava”, relata a paciente.

Dentre as ações do parto humanizado, como estratégias não farmacológicas (sem uso de medicamentos) estão o banho terapêutico e a bola terapia, que podem contribuir com o parto e o alívio da dor. Assim como a presença de acompanhante durante todo o trabalho de parto. E após o nascimento, quem fica ao lado da mamãe o tempo todo é o recém-nascido, aguçando o vínculo materno, tão importante para o seu desenvolvimento.

Golden Hour

Um dos momentos mais marcantes na hora do parto é o primeiro contato do recém-nascido com a mamãe. Por isso que a chamada “golden hour” é regra de ouro, como o próprio nome sugere, incentivando o aleitamento materno.

“O aleitamento na primeira hora de vida está relacionado a uma proteção imunológica maior para o bebê, com uma redução de 22% do risco de mortalidade neonatal”, explica Marcia.

A Maternidade Municipal de Barueri é referência na região e sua qualidade também está relacionada ao atendimento pré-natal ofertado pela rede municipal de saúde, garantindo um acompanhamento integral à saúde da mulher. A unidade hospitalar funciona no sistema porta aberta e está localizada na rua Professor João da Mata e Luz, 262 – Centro.

0 Reviews

Relacionados