Lula e presidente da República Democrática do Congo querem estreitar relações

 Lula e presidente da República Democrática do Congo querem estreitar relações
Compartilhe essa matéria

Em encontro bilateral na tarde desta quarta-feira em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, conversaram sobre a ampliação das relações comerciais e nas áreas de Educação e Ciência e Tecnologia entre os dois países.

O presidente do país africano destacou a necessidade de o país ampliar a agricultura para garantir a segurança alimentar, desestruturada por anos de guerra civil e pela concentração das atividades econômicas na mineração.

Lula falou do carinho que tem pela África, manifestou interesse em visitar o país africano e contou sobre os programas sociais retomados desde janeiro e que podem ser replicados na República Democrática do Congo. Presente ao encontro, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) também mencionou a possibilidade de cooperação técnica nas áreas de créditos de carbono e de saneamento.

O presidente do país, dono da segunda maior floresta tropical do mundo e grande exportador de minérios, veio ao Brasil a convite do presidente Lula para participar da Cúpula da Amazônia, que aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto.

Nesta quarta-feira, o evento reuniu os países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e países convidados que detêm florestas tropicais. Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela, Indonésia, República do Congo e República Democrática do Congo decidiram se unir em voz única para negociar com o mundo, com maior representatividade, os compromissos de financiamento climáticos assumidos pelos países ricos. O conceito ficou expresso no Comunicado Conjunto dos Países Florestais em Desenvolvimento, assinado em Belém e divulgado ao fim da cúpula.

 

Fonte: GOV.BR

 

0 Reviews

Relacionados