Lula busca acordo com trump sobre tarifas em cúpula na ásia

 Lula busca acordo com trump sobre tarifas em cúpula na ásia

© Reuters/Vincent Thian/Proibida reprodução

Compatilhe essa matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou otimismo quanto à possibilidade de um encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a 47ª cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), que acontece em um país asiático. A declaração foi feita em entrevista coletiva na Malásia, onde Lula se encontra hospedado com a comitiva brasileira.

O objetivo central do encontro, segundo o presidente brasileiro, é encontrar uma solução para o impasse gerado pelo aumento de 50% nas tarifas de importação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos, implementado desde o início de agosto. Lula se mostrou confiante na resolução do problema, afirmando que está à disposição para negociar e acredita que um acordo será alcançado.

“Vamos colocar na mesa os problemas e tentar encontrar uma solução. Então, pode ficar certo que vai ter uma solução”, declarou Lula, demonstrando sua postura otimista diante da situação.

O presidente brasileiro negou que existam condições pré-estabelecidas para a negociação bilateral em torno das tarifas. “Eu trabalho com otimismo para que a gente possa encontrar uma solução. Não tem exigência dele e não tem exigência minha ainda”, acrescentou.

Enquanto se dirigia à Malásia, a bordo do Air Force One, Donald Trump sinalizou a possibilidade de reduzir as tarifas sobre as exportações brasileiras. “Sim, sob as circunstâncias certas, com certeza”, disse o presidente americano aos jornalistas, abrindo espaço para negociações. Trump confirmou que deve se encontrar com Lula e indicou que o encontro deve ocorrer ainda neste domingo, em Kuala Lumpur, capital da Malásia. “Acho que vamos nos encontrar novamente. Nós nos encontraremos brevemente nas Nações Unidas.”

A expectativa é que a reunião entre os dois presidentes ocorra em Kuala Lumpur, onde ambos participam da cúpula da Asean.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

0 Reviews

Write a Review

Relacionados