Linhas metropolitanas vão utilizar novo trecho do Corredor Itapevi-Osasco a partir de sábado (25/02)
Ônibus circularão pelo canteiro central da via, proporcionando mais conforto e segurança aos passageiros
A partir do próximo sábado (25/02), 19 linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP e operadas pelo Consórcio Anhanguera na região oeste de São Paulo passarão a utilizar o novo trecho do Corredor Itapevi-Osasco, que compreende a Avenida Anhanguera e a Via Marechal Rondon, em Barueri, e a Avenida Deputado Emílio Carlos, em Carapicuíba.
Nesse novo trecho, de 3,5 km de extensão, os ônibus circularão do lado esquerdo das vias. O embarque e desembarque de passageiros passará a ser realizado junto ao canteiro central nas paradas Arsenal de Guerra, Antonio João, Vitório Fornazaro, Santa Terezinha e Presidente Vargas.
A configuração das novas paradas propicia mais conforto e segurança a quem utiliza o transporte metropolitano, já que possuem ampla cobertura e iluminação noturna.
Linhas intermunicipais que circularão no novo trecho:
082 Pirapora do Bom Jesus (Jardim Bom Jesus) – Osasco (Vila Yara)
082DV1 Pirapora do Bom Jesus (Jardim Bom Jesus) – Osasco (Vila Yara) via Pirapora do Bom Jesus (Parque Paiol)
130 Jandira (Jardim Nossa Senhora de Fátima) – Osasco (Vila Yara)
133 Itapevi (COHAB/Jardim Paulista) – Osasco (Vila Yara)
133BI1 Itapevi (Vila Gioia) -Osasco (Vila Yara)
246 Santana de Parnaíba (Jardim São Luis) – Osasco (Vila Yara)
345 Barueri (Vale do Sol) – Osasco (Vila Yara)
346 Jandira (Jardim Nossa Senhora de Fátima) – Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário Alphaville)
350 Itapevi (COHAB) – Osasco (Vila Yara)
350BI1 Itapevi (Vila Gioia) – Osasco (Vila Yara)
392 Carapicuíba (Jardim Ana Estela) – Barueri (Alphaville)
420 Osasco (Vila Yara) – Cotia (T. M. de Cotia)
428 Barueri (Jardim do Líbano) – Osasco (Vila Yara)
517 Itapevi (COHAB) – Osasco (Vila Yara)
533 Jandira (Jardim Nossa Senhora de Fátima)- Barueri (Parque Imperial)
534 Jandira (Jardim Nossa Senhora de Fátima)- Santana de Parnaíba (Gênesis II)
557 Jandira (Jardim Nossa Senhora de Fátima)- Osasco (Vila Yara)
828 Jandira (Jardim Nossa Senhora de Fátima)- Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário Alphaville)
831 Carapicuíba (Jardim Planalto) – Barueri (Alphaville)
Corredor Itapevi-Osasco
O Corredor Itapevi — São Paulo, com extensão total de 22,7km, atenderá a cinco municípios da região oeste da Grande SP, inclusive a capital: São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Itapevi e Jandira. A demanda prevista ao longo dos trechos é de 50 mil passageiros / dia.
TRECHO ITAPEVI-JANDIRA
– O trecho Itapevi – Jandira conta com 5km de extensão e foram implantadas duas passarelas, um viaduto (Ameríndia), além de sete paradas, entre os Terminais Itapevi e Jandira.
TRECHO JANDIRA-CARAPICUÍBA
– O trecho Jandira/Barueri/Carapicuíba foi concluído em 2020. Com 8,8km de extensão. O trecho conta com 10 paradas (duas pré-existentes) e o Terminal Metropolitano Carapicuíba.
TRECHO CARAPICUÍBA
– O trecho de 2,2 km do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo, que prevê a ligação do Terminal de Carapicuíba até o Terminal Luiz Bortolosso (km 21), teve os serviços de campo iniciados em junho de 2022. A conclusão está prevista para o final de 2023. Seguirá pelas avenidas Governador Mário Covas, Desembargador Dr. Luís Eduardo Cunha de Abreu e Av. dos Autonomistas. Além da readequação do viário ao longo do trecho, serão construídos dois viadutos (Viaduto Carapicuíba) e duas estações de embarque e desembarque.
TRECHO OSASCO
– O Terminal Luiz Bortolosso (Terminal Km 21) foi entregue em 2017. O trecho de Osasco, entre o Terminal Luiz Bortolosso e Terminal Vila Yara, que perfaz 6,7km de readequação viária, acompanhando a avenida dos Autonomistas, contará com 10 estações de embarque-desembarque. A previsão é de início do contrato em dezembro de 2022 com prazo total de 28 meses. A reforma do Terminal Amador Aguiar (Vila Yara) foi concluída em 2021.
Sobre a EMTU – Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade em cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.