Governo de SP inaugura Escola de Qualificação e entrega títulos de moradias em Osasco

 Governo de SP inaugura Escola de Qualificação e entrega títulos de moradias em Osasco

Créditos: Aline Barros

Compartilhe essa matéria

Tarcísio de Freitas também entregou 960 títulos de moradias na cidade, além de propor qualificações profissional aos munícipes

por Aline Barros 

O governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, entregaram neste sábado (16) a Escola de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de Osasco, que vai oferecer 1,5 mil vagas gratuitas para capacitação profissional ao longo de 2024. Junto a prefeito Rogério Lins, o deputado Estadual Gerson Pessoa, a Deputada Federal Renata Abreu e o Deputado Federal, Gilberto Nascimento  entregaram 960 títulos de regularização de moradias a famílias de Osasco.

“É uma alegria estarmos aqui entregando esses títulos de regularização e essas moradias para tantas famílias. Somente neste ano, conseguimos entregar 63 mil regularizações, são 63 mil famílias que receberam casa própria. O Estado está aqui para ajudar”, afirmou o governador.

“Além disso, com a inauguração da Escola de Qualificação Profissional de Osasco, esperamos entregar acolhimento, capacitação e oportunidade às famílias. Que nesse espaço comunitário, as pessoas encontrem empreendedorismo, para alcançar sua própria renda. Eu tenho certeza que aqui tem estilicista, costureira, chefes de cozinha. Um agradecimento ao Centro Paula Souza pelos cursos e capacitação que são oferecidos na unidade”, reforçou Tarcísio.

Além do governador e da primeira-dama de São Paulo, a solenidade reuniu prefeitos, deputados, vereadores e lideranças comunitárias da Grande São Paulo.

Para viabilizar a Escola de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de Osasco, o Governo de São Paulo investiu R$ 1,5 milhão na reforma e adaptação de um prédio cedido pelo município. São 1,1 mil m² de área construída, com cinco salas customizadas para estudo prático, duas salas multiuso, um auditório com capacidade para cem pessoas e salas para serviços ao cidadão e inclusão digital.

A escola vai oferecer cursos gratuitos de curta duração para capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social nas áreas de administração e empreendedorismo, beleza e bem-estar, construção civil, moda e arte, gastronomia e informática. Em média, serão 150 vagas disponíveis a cada mês.

“Com a inauguração de mais esta escola de qualificação aqui em Osasco, o Governo de São Paulo reforça a preocupação e o compromisso com o desenvolvimento das pessoas. Acreditamos que através da capacitação podemos criar oportunidades de emprego, proporcionando independência financeira e melhoria na qualidade de vida”, destacou a primeira dama, Cristiane Freitas.

A deputada Renata Abreu salientou que Osasco é sua terra. “Tenho um enorme apreço pela cidade. Meu pai teve mandato na cidade e hoje continuo um legado olhando sempre com muito carinho para Osasco. O Rogério é um irmão e o Gerson é um grande parceiro que defende nossas pautas no Estado”, ressaltou.

Para o prefeito de Osasco, Rogério Lins é de suma importância essa iniciativa. “Osasco só tem a ganhar com mais essa inauguração. Estamos sempre em intermediação com o Estado e o Tarcísio tem olhando com bastante atenção para nossa cidade. Logo mais teremos novidades”, confidenciou.

O deputado Estadual Gerson Pessoa brincou que não deixa de ser um vereador ativo de Osasco na Alesp. “Tenho trabalhado incansavelmente para trazer recursos a nossa cidade. Osasco é uma cidade que tem muitas coisas ainda para serem feitas e se depender de mim, vamos trabalhar junto ao Governador!”, assegurou.

A nova escola completa o funcionamento da Praça da Cidadania de Osasco, inaugurada em 2022 com área para esportes, lazer e convivência comunitária, além de ações de desenvolvimento social. Outras cinco Praças da Cidadania também atendem moradores das regiões de Paraisópolis e Vila da Paz, ambas na capital, e comunidades nos municípios de Guarulhos, Santo André e Itapevi.

O Governo de São Paulo executa obras para novas Praças da Cidadania nos municípios de Diadema, Embu das Artes, Guarujá, Hortolândia, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo. Também há projetos para as cidades de Carapicuíba, Cubatão, Francisco Morato, Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto.

Regularização de moradias

O governador na Grande São Paulo contou também com a entrega de 2.188 títulos de propriedade para famílias atendidas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (CDHU). Tarcísio fez as entregas dos documentos a 1.228 famílias em Caieiras e 960 em Osasco.

Em Osasco, as matrículas foram entregues para moradores do Conjunto Habitacional Osasco I (Sabesp), após aporte de R$ 3,7 milhões da CDHU na iniciativa.

A regularização de moradias é prioridade do Governo de São Paulo para oferecer segurança jurídica às famílias beneficiadas. Assim, os moradores asseguram a posse das habitações, conseguem acesso ao mercado de crédito e podem comercializar ou transferir o registro dos imóveis. Atualmente, todos os novos empreendimentos habitacionais do Estado são entregues com a documentação imobiliária completa.

 

0 Reviews

Relacionados