Furacão melissa enfraquece após atingir jamaica, mas causa é grande

 Furacão melissa enfraquece após atingir jamaica, mas causa é grande

© Reuters/CIRA/NOAA/Proibida reprodução

Compatilhe essa matéria

O furacão Melissa, agora classificado como categoria 4, causou um rastro de destruição após tocar o solo na Jamaica às 14h (horário de Brasília). Embora tenha perdido força, seus ventos ainda são considerados catastróficos, representando um perigo iminente para a população local. Antes de chegar à Jamaica, as tempestades associadas ao furacão já haviam provocado três mortes na ilha.

Com ventos que atingiram impressionantes 295 km/h, o Melissa atingiu a costa perto da cidade de New Hope, localizada a aproximadamente 62 km de Montego Bay. O fenômeno é considerado o furacão mais forte a atingir o país caribenho, que possui uma população de 2,8 milhões de habitantes. Imagens da orla da capital, Kingston, mostraram as águas turbulentas no momento em que o furacão tocou o solo.

A concessionária de energia elétrica da Jamaica, JPS, informou que mais de um terço dos comércios e residências do país foram afetados por cortes de energia. Durante todo o dia, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos emitiu alertas sobre os perigos iminentes e fez apelos para que os jamaicanos permanecessem em abrigos seguros. O NHC alertou para a alta probabilidade de falhas estruturais em construções ao longo do caminho do furacão. Apesar das orientações, um grupo de pessoas foi flagrado jogando bola em uma rua de Kingston.

Ainda que tenha sido reclassificado para categoria 4, três horas após atingir a Jamaica, o furacão ainda apresenta ventos considerados catastróficos, além de riscos de enchentes repentinas e marés de tempestade.

Após a Jamaica, Cuba é o próximo país no caminho do furacão Melissa. O presidente cubano, Miguel Dias, fez um apelo à população para que utilizem o tempo restante antes da chegada do furacão para se deslocarem para áreas seguras.

O governo cubano enviou reforços para a região leste do país, que apresenta maior probabilidade de ser afetada pelo fenômeno.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

0 Reviews

Write a Review

Relacionados