Escola Raposo Tavares e Secretaria recebem homenagem por trabalho de inclusão

 Escola Raposo Tavares e Secretaria recebem homenagem por trabalho de inclusão

Fotos: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

Compatilhe essa matéria

Atendimento à comunidade surda de Barueri rendeu moção de aplausos aprovada pelos vereadores

Representantes da Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Raposo Tavares e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência estiveram no plenário da Câmara na terça-feira, 23, para receber um reconhecimento pelo trabalho de inclusão e educação prestado à comunidade surda de Barueri.

A Moção de Aplausos 26/2025, proposta pelo presidente da Casa, vereador Wilson Zuffa (Republicanos), destaca que a escola é polo de estudantes surdos na rede municipal há mais de 20 anos, desenvolvendo urna série de ações que buscam não apenas garantir o direito de aprender, mas também assegurar que a comunicação e o convívio sejam equitativos para todos.

O documento, aprovado pelos vereadores no dia 16 de setembro, ressalta que a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência desenvolve ações relacionadas àmelhoria da qualidade de vida das pessoas com algum grau de deficiência auditiva.

“São vinte anos de trabalho e mais de cem alunos que passaram por este projeto e hoje estão aí, constituindo família e fazendo parte do mercado de trabalho”, destacou Zuffa. “A entrega desta moção vem como um agradecimento por um trabalho tão importante para a cidade, mas que às vezes é pouco visto pelas pessoas”, completou o presidente da Câmara.

Em seu discurso, Carlos Roberto da Silva, secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ressaltou que a preocupação com a acessibilidade em Barueri não é uma novidade. “A inclusão na cidade já vem de muito tempo. O que fazemos é só ir nosadaptando às modernidades. O público e a demanda aumentaram nos últimos anos e seguimos colocando em prática o nosso trabalho”, disse.

“Fico muito feliz de ver a Câmara Municipal com suas sessões sendo interpretadas em Libras [Língua Brasileira de Sinais]. É um ganho imenso para a comunidade surda de Barueri”, ressaltou o secretário.

O diretor da Emef Raposo Tavares, Cláudio Francisco Barbosa Ventura, agradeceu aos vereadores pele reconhecimento do trabalho realizado pela comunidade educadora e destacou que a presença de alunos com deficiência na escola não é um projeto. “Eles são parte da nossa vida e nós somos parte da vida deles, porque nossa escola está assentada na diversidade, e isso jamais será um problema, mas uma das nossas maiores qualidades”, disse o professor.

Relacionados