Carnaval 2023 do Sesc Osasco traz homenagem a Luiz Gonzaga

 Carnaval 2023 do Sesc Osasco traz homenagem a Luiz Gonzaga

Fotos: Agência Senado

Compartilhe essa matéria

Portanto, o Carnaval 2023 do Sesc de Osasco terá a homenagem aos 110 anos do nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o Lua, com o projeto “As 4 Fases do Lua”, sendo quatro shows musicais que revisitam a trajetória do cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano. Ainda, haverá oficinas de atividades manuais. Todas as atividades são gratuitas.

Porque já no primeiro show acontece no dia 18 de fevereiro, sábado, às 17h. Quem se apresenta é Ricardo Herz Quinteto com o show “Seu Luiz antes do Baião”. Luiz Gonzaga ficou conhecido como o Rei do Baião, mas o que pouca gente sabe é que antes de encantar o público com a sua voz e sanfona na música típica nordestina, havia composto e gravado músicas instrumentais, entre choros e valsas, e até fez parte do renomadíssimo Regional do Canhoto. Neste show, organizado pelo violinista, compositor e arranjador Ricardo Herz, será apresentado esse lado do universo de Luiz Gonzaga com uma roupagem dançante, quase de gafieira.

No domingo, 19 de fevereiro, às 17h, quem sobe nos palcos é a cantora e compositora Mariana Aydar, que convida o sanfoneiro Mestrinho para uma homenagem a Gonzaga. Vencedora do Grammy Latino pelo álbum “Veia Nordestina” (2020), a artista despontou no cenário musical no ano 2000 e já coleciona seis álbuns de estúdio na bagagem.

A cantora paulista já esteve nos palcos ao lado de grandes nomes da MPB como Seu Jorge, Elba Ramalho, Samuel Rosa, Daniela Mercury, Céu, Leci Brandão, Vanessa da Mata e, entre outros, Ivan Lins. O show “No baião de Gonzaga e Humberto Teixeira” passa pelas composições de Luiz Gonzaga em parceria com o compositor Humberto Teixeira.

O cantor, compositor e sanfoneiro Targino Gondim se apresenta na segunda-feira, 20, às 17h, e passeia pelas canções de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. Neste show, Targino Gondim, autor de “Esperando na Janela”, passeia pelas canções de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, que, no seu olhar, fazem jus à enorme importância que Zé Dantas deixou para o cancioneiro popular brasileiro, com músicas como: “Samarica Parteira”, “O Xote das Meninas”, “Vozes da Seca”, “Riacho do Navio”, “A Volta da Asa Branca”, “A Letra I”, entre outras. No palco, Targino Gondim na sanfona, Carlos Tadeu na guitarra, Josivan Xavier na bateria, Luiz Antônio no contrabaixo, Paulo Henrique na zabumba, Priscila Dantas nos backing vocals e triangulo e Márcia Duarte também nos backing vocals.

 

E, no dia 21, terça-feira, às 17h, a banda Muntchako encerra a programação musical. Muntchako transforma os ritmos em pontes que nos transportam para ambientes inimagináveis. Caminha pela América Latina caliente, pela África mântrica, pela hipnose moura cigana, pela Jamaica enfumaçada e pelos bueiros suados da Amazônia equatorial. Cada passo dessa caminhada é pontuado pelos algoritmos universais da pista: beats eletrônicos, synths e guitarras misturam-se aos instrumentos e tambores orgânicos. A banda é formada por Samuel Mota na guitarra, synths, programações e produção musical, Rodrigo Barata na bateria e beats, Macaxeira Acioli nos samples, beats e percussão, Esdras Nogueira no saxofone barítono e Juninho Ferreira na sanfona.

Todos os shows têm entrada gratuita, com distribuição de ingressos no local com uma hora de antecedência. As apresentações acontecem no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, localizado na avenida Visconde de Nova Granada, 513, no Km 18, em Osasco.

Carnaval 2023 – Agenda de shows

Ricardo Herz Quinteto

Show: Seu Luiz Antes do Baião

18/02, sábado, às 17h

Mariana Aydar + Mestrinho

Show: Baião de Gonzaga e Zé Teixeira

19/02, domingo, às 17h

Targino Gondim

Show: Seu Luiz e Zé Dantas

20/02, segunda, às 17h

Muntchako

Show: Encontro do baião de Luiz Gonzaga com o afrobeat de Fela Kuti

21/02, terça, às 17h

Local para os shows: Centro de Eventos Pedro Bortolosso – Avenida Visconde de Nova Granada, 513, no Km 18, em Osasco.

0 Reviews

Relacionados