Brasil e paraguai preparam revisão crucial do tratado de itaipu em dezembro
Candidatos já podem checar local de prova docente nacional
© Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo
Mais de 1 milhão de candidatos inscritos na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) já podem consultar o local onde realizarão o exame na tarde de 26 de outubro. O Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível no Sistema PND, acessível por meio de login e senha da plataforma Gov.br, conforme disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O documento confirma o número de inscrição, a data e os horários do exame, além de indicar se o participante necessitará de atendimento especializado ou tratamento por nome social. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos levem o Cartão de Confirmação de Inscrição no dia da prova para facilitar a consulta das informações.
A Prova Nacional Docente visa fortalecer a qualidade da formação docente, valorizar os profissionais do magistério e incentivar o ingresso de professores no ensino público em todo o país, por meio do estímulo à realização de concursos por estados e municípios e do aumento do número de professores efetivos nas redes de ensino.
O exame será aplicado em 750 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. No dia 26 de outubro, os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília. A prova terá duração total de 5 horas e 30 minutos, com início às 13h30 e término às 19h.
O conteúdo da PND se baseia nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores da educação básica, bem como nas normas e legislações que regulamentam o exercício profissional nas 17 áreas avaliadas: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.
O Guia do Participante 2025, elaborado pelo Inep, disponibiliza as matrizes de referência das 17 áreas das licenciaturas, incluindo links para as portarias com os conteúdos que podem ser cobrados na prova de cada área.
O exame, também conhecido como “Enem dos Professores” ou “CNU dos Professores”, será composto por duas partes: formação geral e componente específico. A primeira parte consistirá em 30 questões objetivas e uma discursiva sobre temas ligados à formação docente. O componente específico terá 50 questões de múltipla escolha, focadas no conteúdo de cada uma das 17 áreas da licenciatura.
A PND integra o programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país. O exame é voltado aos alunos que estão concluindo cursos de licenciatura em 2025 e que estão devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas pelas instituições de ensino superior. A partir deste ano, a prova auxiliará estados e municípios a selecionar professores para atuar nas redes de ensino. 1.508 municípios de 22 estados adotarão o resultado do exame como etapa de admissão ao magistério público.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br