Campanha “Fique Sabendo” alerta a sobre testagem  

 Campanha “Fique Sabendo” alerta a sobre testagem  

Crédito das fotos: Beatriz Lucato/Secom

Compartilhe essa matéria

A Prefeitura de Barueri, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), da Secretaria de Saúde, realizou mais uma ação do “Fique Sabendo”, campanha que alerta sobre o combate às ISTs e Aids. A ação foi realizada no dia 1º de dezembro (Dia Mundial de Luta contra Aids) no Centro de Especialidades para profissionais de saúde, incluindo os residentes em medicina e pediatria.

De acordo o coordenador do SAE, Reinildo de Souza, Barueri atende no total 2.166 pacientes que retiram o medicamento antirretroviral. Deste número, 2.096 são pacientes com carga viral indetectável (quando o vírus não é mais transmitido por via sexual). No município, em 2022, cerca de 261 pacientes foram diagnosticados com HIV, já em 2023, esse número caiu para 254.

Na ocasião, foram apontados a importância de se lutar contra a discriminação de uma pessoa que vive com HIV, o acolhimento de gestantes com o vírus nas maternidades, dentre outras orientações para a não transmissibilidade. 

Testagem

Disponível no SAE, o teste rápido é o principal método de detecção de casos positivos. O quanto antes detectar o vírus, mais eficaz é o tratamento para que a doença (Aids) não se desenvolva.  Os testes rápidos são práticos e de fácil execução; podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos.

Acolhimento

Todo ano o SAE promove um encontro entre usuários e seus familiares para melhorar o vínculo e compreensão sobre as Infecções. São realizados café da manhã e distribuição de brindes. O tema mais discutido é sobre a relevância do tratamento e sua vinculação aos serviços. 

 “Nosso serviço é sigiloso e o atendimento é personalizado, pois cada pessoa que traz a sua demanda terá uma escuta qualificada pela equipe que atende. Hoje a pessoa que vive com HIV tem qualidade de vida, a partir do tratamento que faz com uso de antirretroviral podendo ficar indetectável e assim ela será intransmissível”, reforça Reinildo.

 

SAE

O Serviço de Atendimento Especializado em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS, recebe e acolhe pacientes com diagnóstico de HI, Hepatite, Hanseníase e outras ISTs para o tratamento. Lá funciona o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que atua de portas abertas, atendendo a qualquer momento, pessoas que desejam fazer o teste ou tenham alguma queixa sobre IST. 

O CTA também administra a PEP – Profilaxia Pós-Exposição Sexual, casos de acidente biológico, rompimento de preservativo ou mesmo relações desprotegidas, e a PREP – Profilaxia Pré-Exposição, que atua como uma profilaxia antes da exposição para evitar que a pessoa se contamine caso entre em contato com o vírus.

O SAE fica na rua Padre Donizete Tavares de Lima, 74, na Vila São Francisco, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e o CTA, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.

 

 

0 Reviews

Relacionados