Câmara de Barueri aprova projeto do prefeito Beto Piteri que autoriza transporte escolar em faixas exclusivas

Na sessão da última terça-feira (17), a Câmara Municipal de Barueri aprovou o Projeto de Lei 033/2025, de autoria do prefeito Beto Piteri (Republicanos), que permite o uso das faixas exclusivas de ônibus por veículos de transporte escolar durante os horários de pico.
A medida tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana, aumentar a segurança e garantir mais pontualidade no trajeto dos alunos. Conforme o texto, os veículos escolares devidamente cadastrados e identificados na Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) poderão circular pelas faixas das 6h às 8h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, desde que estejam transportando estudantes. O uso por veículos descaracterizados ou sem passageiros não será permitido.
A proposta visa enfrentar o problema do trânsito nas regiões metropolitanas, contribuindo para a redução do tempo de deslocamento e a diminuição de riscos no tráfego. Além disso, o projeto proíbe o embarque e desembarque de alunos nas faixas exclusivas, como medida adicional de segurança.
“O projeto busca garantir o direito de ir e vir aliado à proteção da vida, oferecendo mais fluidez no deslocamento dos estudantes”, destacou o prefeito Beto Piteri.
O presidente da Câmara, vereador Wilson Zuffa (Republicanos), também ressaltou a importância da iniciativa: “Todo ganho de tempo é bem-vindo. Evitar atrasos na escola é também assegurar o direito à educação”.
A nova regra entra em vigor após a sanção do prefeito e a publicação no Jornal Oficial do Município.