Agenda cultural: EXPOSIÇÃO “O Samba Italiano de Adoniran Barbosa”

 Agenda cultural: EXPOSIÇÃO “O Samba Italiano de Adoniran Barbosa”
Compatilhe essa matéria

A mostra gratuita que homenageia o maior sambista paulistano no Mercadão, reúne grafites inspirados nas músicas do artista e estará em cartaz até 01 de julho.

As Fábricas de Cultura Setor A, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, em parceria com o  Mercado Municipal Paulistano, conhecido como Mercadão, recebe a exposição “O Samba Italiano de Adoniran Barbosa”, uma homenagem ao maior sambista da capital paulista. A mostra gratuita reúne oito obras inéditas de grafite, criadas por artistas da periferia de São Paulo, que reinterpretam canções icônicas como “Saudosa Maloca”“Trem das Onze” e “Tiro ao Álvaro”.

Adoniran Barbosa, considerado o pai do samba paulista, eternizou em suas composições o cotidiano dos trabalhadores e moradores das regiões mais humildes da cidade, sempre com humor e sensibilidade. A exposição não apenas celebra seu legado musical, mas também valoriza a arte urbana e a diversidade cultural paulistana.

A mostra é uma homenagem visual ao legado de um dos maiores nomes do samba paulistano. Com entrada gratuita, ocupa o hall de entrada do Espaço de Gastronomia e Cultura, conectando arte urbana, música e memória afetiva.

A iniciativa é uma realização do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Catavento Cultural e Educacional e das Fábricas de Cultura, em parceria com o Mercado Municipal Paulistano. A ação integra um conjunto de atividades que visam fortalecer as expressões artísticas das periferias da cidade.

Os grafiteiros convidados para compor a mostra são: Pandora @pandoraramos, Ana Kia  @art.ana.kia, Fixxa @fixxabrasil, Tia Bob @jaqueline.tiabob, Bie @biegamer, Robs @robinbraga, Genesis @gen3sis.7, Pow @fernando.pow

O projeto reafirma o papel dos espaços públicos como plataformas de valorização da cultura popular e de democratização do acesso à arte e ainda reforça o propósito da atual gestão do Mercadão de integrar gastronomia, cultura e história em uma experiência única para visitantes e moradores da capital.

Vale a pena conferir!


Exposição: “O Samba Italiano de Adoniran Barbosa”

 

Quando: Até 01 de Julho

 

Quanto: Grátis

Onde: Mercado Municipal Paulistano – Rua da Cantareira, 306 – Centro – SP

 

Relacionados