Agenda Cultural: A Caixa Cultural SP traz o Espetáculo “Nasci pra ser Dercy” com temporada gratuita

 Agenda Cultural: A Caixa Cultural SP traz o Espetáculo “Nasci pra ser Dercy” com temporada gratuita
Compartilhe essa matéria

O espetáculo explora a verdadeira essência da artista, uma das maiores e mais polêmicas atrizes brasileiras do século XX.

A aclamada peça Nasci pra ser Dercy“, escrita e dirigida por Kiko Rieser e protagonizada por Grace Gianoukas, que conquistou o prêmio Bibi Ferreira de melhor dramaturgia, chega a São Paulo para uma temporada gratuita até 20 de dezembro, incluindo sessões com interpretação de libras, áudio-descrição e debate entre elenco, direção e público.

O palco para esse monólogo será o amplo salão da Caixa Cultural, no centro histórico de SP.

A trama, que também recebeu uma indicação ao prêmio APCA (premiação da Associação Paulista de Críticos de Arte), de melhor atriz para Gianoukas, narra a vida da renomada atriz e produtora Dercy Gonçalves por meio da perspectiva de Fátima, uma admiradora que, ao se deparar com um roteiro estereotipado ao fazer um teste para um filme sobre a comediante, decide recontar a história de Gonçalves em um monólogo emocionante com duração de uma hora.

O espetáculo, que conta com a narração de Miguel Falabella, presta homenagem a Dercy Gonçalves, artista que rompia padrões e inaugurou uma representação genuinamente brasileira nos palcos. Sucesso de público e crítica por onde passa, a peça tem o intuito de mostrar a plateia, uma mulher grandiosa e complexa, revelando as nuances de uma atriz vinda do teatro de revista que recriou a comédia brasileira. Uma figura libertária, mas avessa a qualquer bandeira, inclassificável e singular.

Dercy Gonçalves não cabia em rótulo algum. “Desbocada” e defensora da mais profunda liberdade, contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir.​

A atriz faleceu há 15 anos, em 2008, aos 101 anos, sem que jamais tenha havido nos palcos brasileiros uma peça que a homenageasse. Na apresentação deste espetáculo agora em cartaz, o texto busca unir o apelo popular e o carisma de Dercy a uma profunda pesquisa que mostra a importância, muitas vezes ignorada, da atriz para o teatro brasileiro e para a liberdade feminina.

Vale a pena conferir!

“Nasci pra ser Dercy”

Quando: Até 20 de dezembro  – De Terça á Domingo – Terça a sexta às 19h / Sábado e domingo às 17h

Quanto: Grátis – Os ingressos serão distribuídos 1h antes do espetáculo, limitados a um par por pessoa.

Onde: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – SP

0 Reviews

Relacionados