Especialista da Catho orienta como as empresas podem preparar o plano de contratação para 2026

 Especialista da Catho orienta como as empresas podem preparar o plano de contratação para 2026

Foto: banco de imagem

Compatilhe essa matéria

Planejamento estratégico e uso de dados ajudam, principalmente, pequenos negócios a contratar melhor e crescer com eficiência no próximo ano

 

Apenas entre janeiro e abril de 2025, cerca de 60% das admissões formais no mercado de trabalho foram realizadas por Micro e Pequenas Empresas (MPEs), segundo o Caged analisado pelo Sebrae. O impacto dos pequenos negócios na geração de empregos no país é expressivo, sendo necessário traçar estratégias para 2026 visando crescer com sustentabilidade e eficiência.
Para Patricia Suzuki, diretora de RH da Redarbor Brasil, detentora da Catho, plataforma de empregos pioneira no Brasil, planejar com antecedência vai muito além de correr para contratar quando alguém sai ou quando o movimento aumenta. Para empresas de menor porte, um bom plano de contratação começa com uma pergunta simples: onde a falta de gente está pesando mais no dia a dia do negócio? Pode ser no atendimento ao cliente, na produção ou até na parte administrativa. Entender isso ajuda o empresário a investir tempo e dinheiro apenas nas vagas que realmente fazem diferença para o funcionamento da empresa.
Antes de abrir uma vaga, também é importante observar o que está mudando no mercado e no próprio setor de atuação. E isso pode ser feito a partir do acompanhamento de notícias de economia e mercado de trabalho, leitura de conteúdos em blogs especializados, seguir páginas de empresas do setor e plataformas como a Catho, o que já ajuda a entender quais profissões estão em alta, quais habilidades estão sendo mais exigidas e como outros pequenos negócios estão se organizando. Assim, o empreendedor consegue ter um olhar mais atento para se preparar melhor para o que vem pela frente em 2026.
“Os dados de mercado são fortes aliados para tomar decisões mais conscientes. A estratégia de contratação deve priorizar funções essenciais para o negócio, avaliar se aquela necessidade pode ser resolvida com um treinamento interno ou se realmente é preciso buscar alguém no mercado, fazendo uma gestão financeira e de tempo mais eficientes. Informações sobre salários, vagas mais disputadas e perfis profissionais estão cada vez mais acessíveis e ajudam o pequeno empresário a errar menos na contratação”, explica Patricia Suzuki.
Uma alternativa eficaz, especialmente para MPEs que não têm departamento de RH estruturado, é aproveitar talentos internos antes de buscar no mercado. Esse tipo de estratégia fortalece a cultura organizacional e evita erros de seleção, um problema comum quando a contratação é feita às pressas ou sem critérios bem definidos.
“Em muitos casos, pequenas empresas podem utilizar a tecnologia a seu favor mesmo com orçamentos enxutos. Hoje há soluções acessíveis, desde sistemas simples de rastreamento de candidatos até plataformas que auxiliam a reduzir vieses na triagem de currículos e a identificar rapidamente quem atende às competências definidas no planejamento. A ideia é automatizar o que for possível para liberar tempo da gestão para decisões mais estratégicas, como entrevistas e avaliações comportamentais alinhadas à cultura da empresa”, pontua Suzuki.
Além disso, micro e pequenas empresas são protagonistas no mercado de trabalho brasileiro, e precisam de uma atuação cuidadosa para as contratações que impulsionem crescimento e competitividade. A recomendação, conforme a porta-voz da Catho, é começar o processo de planejamento cedo para que o plano esteja alinhado com metas financeiras, operacionais e de mercado.
3 dicas rápidas para contratar com mais confiança e crescer em 2026

  1. Contratar é destravar o crescimento
    Se o negócio está vendendo mais, atendendo mais clientes ou acumulando tarefas, esse é um sinal de que reforçar o time apoiará o crescimento do negócio com mais qualidade e menos sobrecarga.
  2. Comece pela vaga que mais faz diferença
    Priorize funções que impactam diretamente o resultado da empresa. Uma contratação bem planejada costuma trazer retorno rápido e melhorar o dia a dia do negócio.

    3. Use dados e plataformas certas para decisões mais assertivas
    Com informações de mercado e ferramentas digitais, o pequeno empresário consegue encontrar profissionais alinhados ao perfil da empresa e contratar com muito mais segurança.

 

Relacionados