Lula e trump podem se encontrar em breve, indicam autoridades

 Lula e trump podem se encontrar em breve, indicam autoridades

© Divulgação/Itamaraty

Compatilhe essa matéria

Brasil e EUA Planejam Reunião entre Lula e Trump Após Tensão Bilateral

Altos funcionários do governo brasileiro e americano sinalizaram um esforço conjunto para agendar um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Donald Trump. O anúncio veio após uma reunião na Casa Branca, em Washington, entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer.

A reunião, que ocorreu nesta quinta-feira (16), teve como foco principal as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. As autoridades divulgaram uma declaração conjunta, descrevendo as conversas como “muito positivas” em relação ao comércio e a outras questões bilaterais em andamento.

“O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível”, diz o comunicado divulgado em português e inglês. Detalhes como data e local da possível reunião ainda não foram definidos. Especulava-se que a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) na Malásia, no fim de outubro, poderia ser uma oportunidade, mas as agendas presidenciais precisarão ser consideradas.

Este encontro entre Vieira e Rubio representa a retomada do diálogo entre Brasil e Estados Unidos após um período de tensões diplomáticas. As relações bilaterais se deterioraram após a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros por parte do governo Trump. A medida foi justificada por Washington como resposta àquilo que considerou uma “politização” do Judiciário brasileiro e à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Além das tarifas, o governo americano aplicou sanções financeiras e consulares a autoridades brasileiras, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, o que foi interpretado em Brasília como retaliação política.

A reunião em Washington é o primeiro encontro de alto nível desde que Trump reassumiu a Presidência dos Estados Unidos, em janeiro. A iniciativa sugere um esforço de reaproximação entre os dois países, que ganhou força após uma breve conversa entre Lula e Trump durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro, em Nova York.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Relacionados