Zoonoses intensifica campanha “Osasco sem Mosquito”  

 Zoonoses intensifica campanha “Osasco sem Mosquito”  

Imagens: NCZ/SS/PMO 

Compartilhe essa matéria

A batalha contra o mosquito da dengue permanece constante em Osasco. Diariamente, os agentes de endemias do Núcleo de Controle de Zoonoses e Arboviroses (NCZ) da Secretaria de Saúde da Prefeitura realizam inspeções em residências, prédios municipais e atendem chamados do 156. Desde 21/11, uma equipe está focada no Calçadão da Rua Antônio Agú e adjacências promovendo conscientização aos transeuntes por meio da campanha “Osasco sem Mosquito”.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

 

Devido às intensas chuvas nesta época do ano, propícias à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de arboviroses urbanas, toda orientação é essencial para a consolidação de dicas simples e aplicáveis ​​no cotidiano, seja em casa, no trabalho ou orientando os vizinhos.

 

As principais recomendações dos agentes incluem evitar acúmulo de água dentro e fora de casa, cobrir pneus e pratos de plantas, colocar areia nos pratinhos dos vasos, limpar e tampar caixas d’água e cisternas, manter a lixeira bem fechada, não acumular lixo e não jogar lixo em terrenos baldios, guardar garrafas de cabeça para baixo, limpar as calhas regularmente e evitar o acúmulo de água da chuva sobre a laje, além de manter tonéis, barris e piscinas tampadas, entre outras medidas.

 

“A luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela, é responsabilidade de todos. Cada ação para reduzir os casos da doença e promover a prevenção é eficaz. Conseguimos reduzir significativamente a incidência quando a população contribui”, enfatiza Enoque Luz, coordenador do Núcleo de Controle de Zoonoses.

 

Essa iniciativa em Osasco também faz parte da mobilização em todo o estado de São Paulo na “Semana Estadual de Mobilização Social para Combate às Arboviroses”, que ocorrerá até 2 de dezembro, em colaboração com os municípios paulistas. O objetivo é intensificar a mobilização social, o controle vetorial e as atividades de eliminação de criadouros.

0 Reviews

Relacionados