Vocês sabia que o sono é importante para Saúde mental?

 Vocês sabia que o sono é importante para Saúde mental?
Compartilhe essa matéria

Além de realizar exercícios físicos regularmente como sempre comento nas minhas colunas semanais, outros fatores e hábitos também são necessários se quisermos ter mais qualidade de vida no futuro e o sono, com certeza, é mais um que tem sua importância em todas as idades pois ele é responsável pelo descanso físico e mental do corpo para que você consiga realizar suas tarefas diárias com mais energia, disposição e atenção.

Um estudo publicado em 20 de Abril desse ano, na Nature Commuinications, associa a duração do sono com a incidência de demência analisando mais de 7 mil participantes por mais de 20 anos para associar se o sono poderia causar algum risco de declínio cognitivo e demência no futuro por dormir pouco ou demais.

A saúde mental associada a duração do sono merece atenção uma vez que os transtornos mentais estão associados a ele. Durante 30 anos, o estudo acompanhou pessoas entre 50 e 70 anos com episódios de demência e se as alterações na duração do sono neste período estariam associadas futuramente a demência e de fato, a curta duração do sono na meia-idade, aumenta o risco de demência independente dos fatores sociais.

Estatísticas

Mais de 10 mil pessoas com 50 anos foram acompanhadas por mais de 20 anos e dessas, 521 desenvolveram demência ao longo desse período. Durante o estudo, as pessoas que dormiam 7 horas por noite, independentemente da idade na faixa etária estudada, tiveram menos episódios de demência e fatores sociais associados a curta duração do sono, aumentaram a demência em todas as idades. A curta duração do sono de forma persistente, está associada ao maior risco de demência no futuro em todas as idades.

Esse estudo mostra a importância do sono na recuperação do corpo físico e mental e o quanto ao longo do tempo, ele pode trazer diversas alterações irreversíveis podendo causar o surgimento de diversas doenças crônicas.
O nosso corpo precisa de reparos para continuar funcionando bem assim como uma máquina que precisa de revisões periódicas. O sono adequado, é a forma que o nosso corpo tem para te recuperar e deixar pronto e preparado para o dia seguinte.

 

A temos uma novidade! Em parceria com o Jornal você pode se inscrever nesse Workshop e cuidar das sua ansiedade e saúde mental.

Veja que bacana!

Clique no link e participe!

https://soham.online/workshop-ansiedade/

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Sabia, S., Fayosse, A., Dumurgier, J. et al. Association of sleep duration in middle and old age with incidence of dementia. Nat Commun 12, 2289 (2021). https://doi.org/10.1038/s41467-021-22354-2

Dr. Robson G. Mailho – Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159F
Colunista do Jornal Digital da Região Oeste
Instagram: @rm_fisiopersonal

0 Reviews

Relacionados