Você sabia que o exercício físico é importante para o tratamento do Câncer?

 Você sabia que o exercício físico é importante para o tratamento do Câncer?
Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Semana passada abordei na minha coluna a importância da atividade física na prevenção do Câncer e hoje, falarei da atividade física como um aliado das pessoas com Câncer.

Que a atividade física traz diversos benefícios à saúde física e mental de qualquer pessoa em qualquer idade, quando é realizada de forma regular, orientada e personalizada a maioria já sabe, mas e para tratar o câncer, como a atividade física pode colaborar?

A revista The Scientist de Abril de 2.020, trouxe uma reportagem sobre a ação da atividade física regular em pacientes com Câncer.

Parece que os cientistas começaram a compreender que o exercício não só pode melhorar o bem-estar dos pacientes em tratamento de Câncer mas que também pode combatê-lo foi o que apontou um experimento realizado em cultura de células em camundongos que sugerem alguns mecanismos que podem estar envolvidos nos efeitos do exercício de forma direta e indireta.

Um desses mecanismos do exercício sobre o Câncer é que a contração dos músculos libera vários compostos enzimáticos como as Miocinas que entre outras ações no organismo, também afetam a proliferação de células cancerígenas retardando o crescimento tumoral nessas culturas realizadas nos camundongos.

A atividade física estimula o aumento hormonal da adrenalina e da noradrenalina podendo atuar diretamente nos tumores estimulando as células imunológicas a entrar no sangue.

A adrenalina no sangue, estimula células que atuam como “assassinas naturais” que nos camundongos, o hormônio interleucina-6, parece direcionar essas células “assassinas naturais” diretamente para os tumores.

As células cultivadas em laboratório e nos camundongos com presença desses hormônios mencionados, impedem o crescimento e a metástase, que é espalhamento do tumor pelo organismo.

Cada vez mais, a ciência mostra que a atividade física possui efeitos benéficos ao corpo humano e que esses efeitos vão muito além das ações medicamentosas.

O corpo necessita de movimento para continuar saudável e para combater doenças que podem diminuir o seu funcionamento, então não espere mais, comece a praticar de forma consciente, orientada e personalizada alguma atividade física.

Fonte: Pedersen, Bente Klarlund. Regular Exercise Helps Patients Combat Cancer. The Scientist – April, 2.020.

“Tenha uma vida saudável, mas sem esforços exagerados em nome das exigências externas”
Luiz Alca de Sant’Anna

Forte abraço e cuide-se bem!

Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
Cel: 11 98556-7434
Membro ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica
Qualified Professional na Silver Ocean 60+
Instagram: @rgmfisio
Facebook: Robson Gonçalves Mailho
LinkedIn: Robson Mailho

0 Reviews

Relacionados