Você sabia que fazer força pode diminuir a sua Hipertensão?

 Você sabia que fazer força pode diminuir a sua Hipertensão?
Compartilhe essa matéria

Por Dr. Robson Mailho

A Hipertensão é um desafio Global para a Saúde que pode ser controlado com exercício físico além dos tradicionais medicamentos.

Portanto, a Revista RUNNER´S WORLD, publicou em setembro um artigo científico que fez uma revisão sobre a utilização do exercício isométrico para diminuir a pressão arterial.

Ao contrário do que se pensava sobre esse tipo de exercício para os hipertensos, o treinamento resistido mostrou-se promover alterações positivas na pressão arterial de um modo geral.

Embora, os exercícios isométricos são aqueles que exigem a contração muscular sem que os músculos realizem o movimento de contração e relaxamento, dessa tensão mudando o seu comprimento encurtando no momento de realizar a força e alongando. Mas após o reinício do exercício, nos exercícios isométricos, existe a exigência da força mas mantém-se o músculo parado, sem alterar o seu comprimento, como no exercício de prancha, por exemplo.

O próprio corpo promove a resistência para o exercício proposto, mantendo a posição por algum tempo, dependendo de fatores de condicionamento físico de cada pessoa.

Mas o artigo científico considerou a pressão arterial elevada em adultos de 130×85 mmHg, onde participaram 1.143 pessoas a partir dos 56 anos com diferenças de 9 anos para mais ou menos e 56% eram mulheres.

Porque, o estudo mostrou que  o treinamento resistido isométrico, resultou em reduções clínicas significativas na pressão arterial, porém ainda é preciso mais estudos a respeito para aumentar a confiança desses resultados.

Lembrado que a Hipertensão Arterial requer mudanças de hábitos diários que vão desde a alimentação, perda e controle de peso corporal e a realização de atividades físicas frequentes que sejam personalizadas, individualizadas e que faça o acompanhamento médico inclusive para atestar a sua liberação para realizar suas atividades com maior segurança e eficácia.

Forte abraço, cuide-se bem e conte comigo!

Fonte:https://www.runnersworld.com/news/a37754357/isometric-training-can-improve-blood-pressure-study/

Dr. Robson G. Mailho é Fisioterapeuta, inscrito no CREFITO-3 – 108.159F e colunista do Jornal Digital da Região Oeste | Para contatos acesse o Instagram pessoal: @rm_fisiopersonal

0 Reviews

Relacionados