Você sabia que a atividade física é um aliado da vacinação contra o COVID-19?

 Você sabia que a atividade física é um aliado da vacinação contra o COVID-19?
Compartilhe essa matéria

As vacinas atualmente disponibilizadas contra a COVID-19, porque tem sido uma grande promessa para retomarmos a rotina normal desde que um grande número de pessoas sejam vacinadas. Mas, mesmo com a vacinação em massa, algumas questões relacionadas a eficácia da vacina a médio e longo prazo, depende de uma variabilidade das respostas que ocorrem em cada indivíduo vacinado tendo fatores modificáveis ou não e um desses fatores modificáveis, está o fator relacionado ao estilo de vida, que é modificável pelo exercício físico.

Apesar dos estudos não estarem relacionados a COVID-19, um artigo publicado em 7 de março de 2021 pela PMC – Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, sugere que a prática regular de exercícios pode ser uma estratégia eficaz para aumentar as respostas de anticorpos em pessoas vacinadas contra o Influenza – vírus da gripe. Jovens atletas, tem um aumento mais pronunciado de células T – células antivirais, e anticorpos neutralizantes após a vacinação contra a Influenza.

Idades

Mulheres, chinesas, acima dos 65 anos e que caminhavam mais de 18.509 passos/dia como média, nas semanas após a vacinação, também mostraram melhor resposta imunológica por 18 meses quando comparado com pessoas que fizeram 10.927 passos/dia. Adultos com 17 anos ou mais de treinamento, também tiveram uma resposta maior de anticorpos na vacinação contra Influenza do que indivíduos não treinados.

Pessoas com aproximadamente 70 anos, anteriormente sedentários e que tinham respostas mais fracas para a vacina, então, algumas delas, iniciaram uma atividade cardiovascular com intensidade média, 3 vezes por semana com duração de 60 minutos, mostraram melhorias marcantes na imunidade.

Praticar exercícios físicos regularmente, acelera o metabolismo, mantém suas defesas naturais em alerta constante e pode fazer a diferença quando se fala em imunização após vacinação seja contra a COVID-19 ou qualquer outra vacina.

Forte abraço, cuide-se e bem e conte comigo!

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0889159121001057

Dr. Robson G. Mailho – Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159F
Colunista do Jornal Digital da Região Oeste
Instagram: @rm_fisiopersonal

0 Reviews

Relacionados